Afinal, o que faz o despachante aduaneiro e como impacta o setor?
As operações do comércio exterior no Brasil são complexas e exigem profissionais que fiquem atentos ao grande número de normas envolvidas. Dessa maneira, o despachante aduaneiro atua como um representante dos interesses da empresa diante dos órgãos responsáveis por cada etapa tanto nas exportações quanto nas importações.
Por se tratar de negociações minuciosas, saiba que qualquer descuido no setor resulta em falhas nos procedimentos tributários e administrativos. Em função disso, ao tentar otimizar essas soluções internamente, você precisa conhecer os detalhes do processo e as capacitações necessárias para encontrar o colaborador ideal.
Quer saber mais? Vamos tirar suas dúvidas sobre o trabalho do despachante aduaneiro. Acompanhe:
Conheça as funções do despachante aduaneiro
Entre as principais funções dos profissionais está apresentar os documentos necessários no sistema de fiscalização das alfândegas. Assim, fica mais simples cumprir as exigências relacionadas ao sistema de armazenagem dos produtos, modais de transportes, pagamentos, contratos com parceiros e outros intervenientes governamentais.
O trabalho, na prática, funciona como uma espécie de assessoria detalhada com base em conhecimentos técnicos dos processos administrativos. Como resultado desse tipo de apoio, sua empresa consegue liberar as mercadorias conforme leis e tributos dos países incluídos na negociação. Veja, a seguir, outras atividades do despachante aduaneiro:
- preparação e assinatura de documentos que servem como base das negociações;
- verificação dos enquadramentos tarifários de cada mercadoria;
- pagamento dos tributos na importação;
- recolhimento do transporte internacional;
- cálculo de despesas logísticas;
- avaliação da mercadoria em conjunto com a fiscalização aduaneira.
Declaração Aduaneira
O despachante aduaneiro e seu time de apoio podem exercer em nome de seus representados qualquer ato dentro do processo de despacho de bens e mercadorias. No entanto, a Declaração Aduaneira se mostra como o carro-chefe dos serviços realizados dentro do mercado internacional.
Esse documento de importação ou exportação é a proposta de destino dos produtos que passam por meio do controle aduaneiro. Dentro das informações incluídas, a indicação do regime aduaneiro representa a mais importante junto com a comunicação dos elementos exigidos pela Aduana.
Entenda os registros e as credenciais necessárias
O despachante aduaneiro deve ter registro na Receita Federal do Brasil para atuar com instrumentos de procuração. Vale destacar também que o controle aduaneiro realizado pela Secretaria da Receita Federal não possui caráter arrecadatório. O que acontece, nesse caso, é que o Estado deixa de lado a tutela do tributo e foca na segurança da sociedade de maneira geral.
Sendo assim, os interesses fazendários nacionais e de outros territórios aduaneiros compreendem a fiscalização e o controle sobre o comércio exterior. Como resultado, os despachantes são os profissionais mais capacitados para fazer com que sua empresa fique dentro de todas as exigências e ganhe a confiança dos parceiros.
Pesquise as exigências de contratação
Para contratar um despachante aduaneiro em seu negócio é necessário seguir algumas exigências. Afinal de contas, em um mercado tão competitivo, ter profissionais que se destacam no ofício se transforma em um verdadeiro divisor de águas.
Anteriormente, todo o trabalho era feito em uma ordem praticamente automática: verificar o recebimento da mercadoria, preencher a declaração e cuidar do passo a passo do desembaraço. Com os avanços tecnológicos, os responsáveis pela negociação precisam reunir informações além do básico na operação aduaneira.
Logo, optar por um profissional que conheça bem o seu campo de atuação e tenha técnicas atualizadas é essencial para alcançar os objetivos. Dê preferência aos candidatos com curso superior completo ou em andamento. Apesar de não ser obrigatório, as portas das negociações se abrem mais fácil para quem tem fluência em mais de um idioma, visão sistêmica da área e contatos relevantes.
Pronto! Agora você já sabe o que faz o despachante aduaneiro. O mais importante é criar soluções eficientes que garantem o trabalho bem realizado em meio a tantas complexidades. Dessa forma, contar com a ajuda de uma assessoria aduaneira se mostra como uma boa estratégia na hora de direcionar todas as decisões da empresa e evitar prejuízos com atrasos nos trâmites legais.
Gostou das informações de artigo? Então entre em contato com a Imvros Global Logistic Service e conheça serviços personalizadas para importações e exportações.