Entender o que é conteinerização é a melhor forma de criar estratégias vantajosas no transporte de mercadorias e nas etapas logísticas de modo geral. Muito usados por quem deseja segurança, velocidade e flexibilidade, os containers são importantes aliados na hora de otimizar espaço.
Além disso, é indispensável considerar que cada operação tem questões específicas e, por este motivo, pedem containers que entreguem soluções personalizadas. Ficou curioso sobre o assunto? Preparamos este artigo para te ajudar com as entrelinhas relacionadas ao que é conteinerização.
Siga com a leitura!
Entenda o que é conteinerização
Na prática, a conteinerização representa uma técnica logística que consiste na utilização de contêineres padronizados para o transporte de mercadorias. Este tipo de processo trouxe uma verdadeira revolução ao comércio exterior, principalmente, pela economia de tempo.
Para que você tenha uma ideia de como a dinâmica mudou, a carga e a descarga de produtos em navios antes da conteinerização levava em média dez dias. Atualmente, pode ser feita entre 24h e 48h e ainda envolve custos muito menores quando comparamos os números ao passado.
Mudança no transporte de cargas
As mudanças radicais na eficiência do transporte de cargas aconteceram a partir de 1950, justamente, com o que foi chamado de fenômeno da conteinerização. Ao incluir o contêiner como forma de armazenar as mercadorias enviadas, as operações foram simplificadas e os portos, antes lotados, descongestionaram.
Vale destacar ainda que o formato do contêiner impede movimentações inadequadas por operários que não estejam devidamente autorizados. Antes, no entanto, era indispensável ter supervisão de terceiros durante a transferência da mercadoria. O que tornava o andamento das coisas dependente de muitos envolvidos e mais suscetível a prejuízos.
Veja os benefícios de usar contêiner no transporte de mercadorias
Com o desenvolvimento de navios e guindastes específicos para o transporte de containers, as mercadorias ficaram mais protegidas e os gastos logísticos reduzidos em uma perspectiva geral. Além dos diferenciais em custos, as próprias características dos containers, como o revestimento em aço e a amplitude, permitem a movimentação de grandes volumes.
Confira a seguir outros benefícios que se destacam no uso de contêineres:
Padronização
Um fator diferenciado em relação aos contêineres é que são produtos com um padrão que permite movimentá-los em qualquer lugar por meio dos modais especializados, equipamentos e terminais. Além disso, cada container conta com um número único de identificação e um código de tamanho que permite o rastreamento.
Segurança
A maioria do transporte com contêineres acontece por meio dos oceanos em longas distâncias. Este formato é considerado um dos modais mais seguros contra roubos de cargas e também na questão de acidentes.
Sem contar que as características dos contêineres não permitem que pessoas de fora consigam identificar o que está em seu interior ou violá-los. Eles só podem ser abertos na alfândega ou ao chegarem ao destino pelo comprador.
Velocidade
Toda a cadeia envolvida nas operações de transbordo de mercadorias tende a ser rápida e prática. Diante disso, as empresas que optam por trabalhar com contêineres ganham em velocidade e confiança no cumprimento de prazos.
As redes de transporte, neste caso, estão bem conectadas, com escalas frequentes e chances baixas de imprevistos, o que melhora as relações durante negociações internacionais e a confiança nos contratos.
Flexibilidade
Outra vantagem muito significativa é que os contêineres conseguem transportar com eficiência uma grande variedade de cargas. Isso inclui produtos manufaturados, refrigerados, commodities, cargas secas, líquidas e até mesmo gigantescas máquinas e peças da indústria. Tudo isso com adaptações multimateriais adequadas conforme cada remessa e recipientes que podem ser reciclados e reutilizados.
Conheça os principais tipos de contêineres
Os contêineres realmente são excelentes para preservar e proteger a mercadoria até o destino. Porém, para que tudo aconteça como o planejado, você precisa escolher o modelo correto de acordo com as necessidades do transporte.
Confira a seguir os principais tipos:
Uso geral
São comuns no mercado e, consequentemente, os mais conhecidos pelas empresas. Apresentam estrutura completamente fechada, que atende a diversos tipos de cargas, e podem ser acessados apenas por meio de uma abertura nas extremidades.
Refrigerados
Já os refrigerados são projetados para o transporte de produtos que exigem temperaturas constantes durante o trajeto. Este processo é feito a partir de um sistema inserido no contêiner que gera a refrigeração necessária.
Carga seca
Ideal para transportar produtos em pó e grãos. Na maioria dos casos, este container é ventilado para que os produtos não sofram interferências pela retenção de calos e a carga e descarga pode ser feita pelas portas traseiras.
Carga líquida
As cargas líquidas exigem um formato especial. Toda estrutura, aqui, é voltada para transportar líquidos a granel, como óleos, vinhos e detergentes, e garantir que cheguem ao destino sem nenhum vazamento.
Conte com ajuda especializada
Agora que ficou claro o que é conteinerização, saiba que o processo de enviar mercadorias neste formato é complexo por exigir a observação de muitos detalhes, principalmente em relação ao tipo de carga.
Por este motivo, contar com a ajuda de uma empresa especializada no assunto é muito importante para garantir a escolha certa do contêiner e a segura em todas etapas. Priorize uma opção que faça a realização da conteinerização em seu local, com o que é mais adequado às especificações logísticas.
Outro diferencial, neste tipo de solução, está no fornecimento da documentação fotográfica necessária e da emissão do Certificado de Lashing, que é indispensável para o transporte marítimo.
Embalagens multimateriais
As embalagens que revestem as mercadorias para este tipo de procedimento também devem ser escolhidas minuciosamente. Dessa forma, certifique-se de que as soluções envolvidas serão projetadas e otimizadas para o seu produto e fluxo específicos.
É importante ter um parceiro que ofereça ampla variedade de embalagens multimateriais com uma combinação de extrema qualidade e reforço de segurança contra danos durante o trajeto da carga. Veja a seguir alguns exemplos de materiais usados para trazer resultados de otimização e resistência:
- madeira sólida, proveniente de florestas plantadas de Eucalipto e Pinus;
- chapas de fibra de madeira;
- plásticos termoencolhíveis com e sem proteção UV;
- compensados laminados;
- plásticos VCI;
- espumas;
- borrachas;
- aço;
- isopor.
Tudo isso, é claro, sem deixar de lado a sustentabilidade que é indispensável no mercado. Opte por uma empresa que tenha responsabilidade ambiental nas embalagens ao pensá-las a partir de materiais sustentáveis, biodegradáveis, renováveis e tenha certificação FSC. Este documento atesta o bom manejo das florestas em que as matérias-primas, como madeiras, foram retiradas e garante proteção do meio ambiente.
Burocracias
Vale citar que além da parte prática envolvida no trajeto, existe também uma série de burocracias capazes de causar custos extras e problemas legais quando não são bem executadas.
Em função disso, com o suporte de profissionais que conhecem como solucionar os trâmites do mercado, você não terá preocupações com os extras e pode se concentrar apenas no que é o diferencial do trabalho realizado.
Entender o que é conteinerização e como este verdadeiro fenômeno no setor de transportes foi revolucionário se mostra fundamental para aproveitar os seus benefícios. Lembre-se que cada tipo de operação possui particularidades relacionadas ao que será inserido nos contêineres e, por isso, receber o suporte de especialistas no assunto conta como um excelente investimento.
Gostou das informações do artigo? Então compartilhe agora mesmo em suas redes sociais para que os seus amigos fiquem por dentro do assunto.