O conceito da unitização de cargas traz boas soluções para reduzir custos no envio de mercadorias relacionadas ao comércio exterior. Afinal de contas, ele permite reunir cargas de diferentes clientes, pesos, tamanhos e modelos com o máximo de segurança para uma operação mais flexível, dinâmica e enxuta.
A ideia principal consiste em criar estratégias de organização que sejam coerentes com as características das cargas e do tipo de unitização escolhida. Existem métodos diferentes de aplicá-la no mercado e é indispensável montar um planejamento bem elaborado como forma de garantir sucesso em todas as etapas.
Quer saber mais? Vamos mostrar neste artigo o que é a unitização de cargas e como as suas aplicações funcionam no comércio exterior. Acompanhe:
Entenda o que é a unitização de cargas
O processo de unitização de cargas tem o objetivo de reunir o maior número de volumes no menor espaço possível. Tudo isso com técnicas que evitam qualquer tipo de dano e trazem uma série de benefícios dentro de uma estratégia minuciosamente direcionada. Um dos principais exemplos é a redução da quantidade de viagens.
Como os compartimentos ficam melhor organizados, dentro do planejamento fica mais simples calcular com antecedência o espaço disponível e aproveitá-lo sem desperdícios. A ideia é que as mercadorias sejam disponibilizadas de forma uniforme ainda que tenham elementos de volumes, pesos e tamanhos diferentes.
Existem, de maneira geral, três métodos muito usados no momento da unitização de carga. São eles a paletização, a pré-lingagem e a conteinerização. Para encontrar o formato mais adequado em cada operação é preciso considerar as particularidades de cada uma das soluções e as necessidades de preservação dos produtos até o destino.
Veja como o processo funciona
Além das vantagens na possibilidade de combinar mercadorias de diferentes clientes e ainda aproveitar ao máximo as viagens, a unitização de cargas ainda faz a diferença nas operações logísticas de armazenagem. O que inclui o recebimento, preparo e expedição das cargas antes de serem enviadas.
Para que você entenda melhor como o processo funciona, em entregas tradicionais, as cargas com destinos diferentes são acondicionadas de maneira individual. Na unitização, elas ficam minuciosamente organizadas e protegidas em conjuntos de blocos que facilitam o trabalho logístico ao longo do trajeto.
Paletização
Entre os modos usados na unitização, a paletização é um dos mais comuns e acontece a partir da organização dos volumes das cargas em espaços de pallets de madeira que são bastante usados em depósitos e armazéns. De maneira estratégica, alguns gestores já pensam neste tipo de recurso como uma forma não só de transportar os produtos, mas também de armazená-los e otimizar os detalhes.
Pré-lingagem
Já na pré-lingagem, todos os volumes seguem juntos em uma espécie de rede que pode ser feita por um material de náilon ou uma corda comum. Existe essa necessidade para que guindastes e outros maquinários consigam manusear cargas de grandes proporções e maior complexidade logística.
Conteinerização
Também considerada simples entre as aplicações de unitização de cargas, a conteinerização é feita com a alocação dos volumes dentro dos contêineres de maneira eficiente. Tudo isso para que seja possível aumentar a praticidade do transporte e trazer mais controle aos períodos mais desafiadores na realização do trabalho.
Escolha a embalagem correta no comércio exterior
O sucesso do método de unitização escolhido e a economia gerada por ele se tornam realmente diferenciais no comércio exterior a partir do momento em que existe ganho de qualidade em todas as etapas. E, para isso, é preciso garantir que a mercadoria chegará ao destino em segurança, não importa o que aconteça.
Em uma situação como essa, vale a pena contar com ajuda especializada na busca pela embalagem adequada e reforçar a proteção em formatos compartilhados de envios. Diante de uma estratégia desenvolvida conforme as particularidades de sua mercadoria, fica mais simples otimizar espaços e impressionar os clientes pelo excelente padrão de qualidade.
Agora você já sabe o que é unitização de cargas e como a sua aplicação funciona no comércio exterior. Por se tratar de uma excelente maneira de reduzir custos na contratação de mão de obra, agilizar o manuseio e a estocagem de produtos, considere cuidadosamente as particularidades de cada operação. Só assim será possível definir a melhor modalidade de unitização em cada situação e alcançar os benefícios relacionados.
Gostou das informações do artigo? Então aproveite e assine agora mesmo nossa Newsletter para ficar por dentro de outras novidades sobre o comércio exterior.