Blog

Saiba o que é o Lote Econômico e sua influência no comércio exterior

Conhecer as especificações do Lote Econômico é um passo importante para aprimorar as operações do comércio exterior. Além disso, ao aplicar o cálculo de maneira adequada, fica mais simples aproveitar os recursos disponíveis, eliminar custos desnecessários e manter um estoque mínimo de segurança. 

Diante dos desafios presentes nas negociações com os clientes, o gestor costuma perder tempo no famoso dilema entre os investimentos necessários e o volume adequado de compras. E é aqui que são exigidas definições baseadas em análises de informações que trazem sucesso na logística internacional. 

Quer saber mais? Vamos mostrar nos tópicos abaixo como o Lote Econômico funciona e a interferência no comércio exterior. 

Veja o que é o Lote Econômico (EOQ)

O Lote Econômico de Compra, também chamado de EOQ (Economic Order Quantity), representa um método de gerenciamento de estoque focado em determinar a quantidade ideal de produtos que deve ser pedida e minimizar os custos relacionados. Com isso, os gestores conseguem criar um sistema de armazenagem otimizado e registrar as datas em que novos pedidos precisam ser feitos. 

Além de ter um cálculo preciso sobre as necessidades de reposição, o Lote Econômico permite mensurar em qual proporção comprar e evitar, assim, desperdícios financeiros nos contratos junto aos fornecedores. Tudo a partir de decisões baseadas em dados de operações anteriores que mostram problemas de resíduos em excesso, casos de obsolescência e deficiências de capital de giro. 

Entenda como fazer o cálculo

As etapas envolvidas no cálculo do Lote Econômico acontecem conforme o surgimento das demandas e a organização dos níveis de estoque mínimo de segurança. Dessa forma, estimar quantos produtos serão vendidos permite entender quando e quanto pedir até encontrar as condições ideias reveladas pelas preferências dos clientes.

Vale destacar que o modelo EOQ funciona pelo direcionamento de que os prazos de entrega, os pedidos, os preços e os custos de manutenção representam dados constantes. O que permite utilizar um processo de cálculo simples com previsões e estimativas geralmente certeiras, mas que não consideram campanhas sazonais ou descontos pontuais.

Veja como fazer o cálculo do Lote Econômico abaixo: 

A partir de variáveis importantes, como o custo do pedido, custo da manutenção de estoque e o custo total, a fórmula do EOQ é representada pela demanda anual do produto em questão, o custo de fazer o pedido e o custo de manter uma unidade conservada no armazém durante um ano.

Saiba que o cálculo não leva em consideração o espaço disponível na armazenagem de acordo com a quantidade de produtos recomendada em cada compra. Caso os dois resultados não estejam relacionados, será necessário recalcular o EOQ ou definir outras soluções focadas em aproveitar melhor o espaço de armazenagem. 

Funções do lote piloto

O Lote Econômico faz parte da quantidade ideal de embarque de importação. Suas definições são encontradas quando, ao considerar a faixa de investimento desejada, a operação mira no valor unitário final e lida com a quantidade ideal de itens enviados ao cliente no mercado exterior. 

Em função disso, o lote piloto é uma comparação de cenários possíveis de importação somados aos processos analisados em que as principais vantagens podem ser identificadas. O que exige um amplo cruzamento de informações, envolvendo diversos departamentos da empresa.

Adote embalagens feitas sob medida

O cálculo do Lote Econômico leva em consideração os principais custos da cadeia logística que influenciam diretamente nas demandas de exportação. A partir disso, os gestores precisam avaliar diferentes formas de evitar aumento de custos, especialmente, por negligências logísticas, como no caso do embalamento incorreto de mercadorias. 

Quando uma carga é danificada durante o trajeto e chega ao cliente sem utilidade, além dos prejuízos financeiros, existe o comprometimento da imagem da empresa e falhas na hora de mensurar os resultados. Então, se torna indispensável buscar soluções de embalagens sob medida, reforçadas em segurança, que se encaixem com as particularidades das operações. 

Agora você já sabe como funciona o Lote Econômico (EOQ) e os benefícios de calculá-lo na dinâmica do comércio exterior. Mas, para ter excelentes resultados que vão além do gerenciamento de estoque, vale eliminar questões que podem ser extremamente custosas no processo e impedem o desenvolvimento de um padrão de qualidade. 

Gostou das informações do artigo? Então compartilhe nas redes sociais para que os seus amigos e seguidores também fiquem por dentro dos benefícios de trabalhar com o método do Lote Econômico. 

Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *