Blog

Saiba o que é um pallet de contenção e suas principais indicações

Como um adicional de segurança bastante versátil, o pallet de contenção pode ser aplicado nos transportes do comércio exterior. Afinal, não importa qual seja o modal utilizado, existe sempre a preocupação com contaminação ambiental ou acidentes relacionados às movimentações de cargas líquidas perigosas. 

Ele se encaixa na estratégia de embalamento como um recurso posicionado em pontos previamente identificados como arriscados. Assim, caso aconteça algum tipo de rompimento e o líquido ultrapasse as primeiras barreiras, não vai alcançar outras cargas ou a equipe de profissionais envolvida. 

Quer saber mais? Vamos mostrar nos tópicos abaixo como um pallet de contenção funciona e suas principais indicações. Acompanhe:

Entenda o que é um pallet de contenção

O pallet de contenção é uma importante plataforma de armazenamento desenvolvida para atuar na retenção de vazamentos de inflamáveis ou líquidos químicos. Com o objetivo de evitar contaminação ambiental ou qualquer outro tipo de acidente relacionado, ele funciona como uma espécie de bacia de contenção integrada.

Captura o líquido em uma situação de possível vazamento de recipientes armazenados sobre ele. O que torna o processo de manuseio e de transporte mais controlado e seguro. São versáteis e funcionam em vários tipos de indústrias, porém, se destacam em movimentações de grandes volumes do comércio exterior como adicionais de proteção. 

Planeje operações com itens perigosos 

As operações de exportação e importação que envolvem substâncias classificadas como perigosas precisam de um planejamento de transporte mais cauteloso. O que torna o pallet de contenção um excelente aliado pela possibilidade de adicionar uma camada extra de segurança que se adapta aos itens conforme o risco identificado. 

Isso inclui desde armazenamentos mais complexos ainda na etapa dos portos até as partes finais no trajeto de entrega até o local agendado previamente com o cliente. No caso do transporte de galões, bombonas ou tambores, por exemplo, várias unidades são movimentadas de uma vez com ganho significativo de eficiência logística. 

Legislações e normas relacionadas 

Qualquer operação internacional de mercadorias consideradas perigosas é regida por uma série de normas e regulamentos extremamente rigorosos. Dentro da atuação no transporte marítimo, o Código IMDG (Código Marítimo Internacional de Mercadorias Perigosas) define requisitos importantes. Veja abaixo os principais: 

  • divisão das cargas perigosas em nove categorias;
  • diretrizes de embalagens duráveis e homologadas;
  • determinação de rotulagem, marcação e etiquetagem;
  • documentação obrigatória;
  • segregação de mercadorias;
  • orientações de procedimentos de emergência;
  • atualizações do código a cada dois anos. 

Segurança dos colaboradores

Ao evitar que ácidos, óleos ou qualquer outro tipo de item perigoso se espalhe durante uma movimentação ou pelas áreas do próprio modal de transporte, o pallet de contenção se torna fundamental também no esquema de segurança do time de colaboradores. Isso inclui profissionais de logística e outras áreas do comércio exterior. 

Vale destacar também a importante atuação deste tipo de ferramenta contra danos ambientais. Qualquer tipo de acidente ou negligência com o meio ambiente pode resultar em multas altíssimas, apreensões, atrasos e outros problemas que comprometem a imagem no mercado. 

Sendo assim, o pallet de contenção precisa ser estrategicamente alinhado na dinâmica das cargas para evitar qualquer tipo de contato dos líquidos com o solo, a água e todo o ambiente circundante.

Escolha o formato adequado 

O transporte de cargas que podem gerar vazamentos exige detalhes adicionais de segurança. Por este motivo, o pallet de contenção deve fazer parte de uma estratégia de embalamento desenvolvida em conjunto com uma equipe técnica experiente em cenários desafiadores do comércio exterior. 

Leve em consideração o tipo de produto, o modal de transporte, o trajeto, a quantidade de movimentações e os riscos para definir o melhor formato de acondicionamento e criar a embalagem ideal. Assim, com o suporte de profissionais que conhecem os desafios do mercado, é possível cumprir as normas obrigatórias e criar padrões de qualidade. 

Agora você já sabe como o pallet de contenção funciona em operações com líquidos considerados perigosos. O mais importante, neste caso, é contar com ajuda especializada em estratégias de embalamento para identificar qual material usar no desenvolvimento da ferramenta e como acondicionar as cargas corretamente. Assim, além de impedir contaminações, fica mais simples cumprir os requisitos de segurança. 

Precisa de soluções para o transporte de mercadorias perigosas? Então entre em contato agora mesmo com a Mart Group e conheça nossos serviços personalizados de embalagens que atendem aos mais variados segmentos

Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *