Quando se fala em soluções adicionais de segurança no transporte de mercadorias, a embalagem quaternária surge como uma excelente opção. Isso porque a sua função é agrupar e consolidar os grandes volumes com o objetivo de facilitar as etapas de movimentação e armazenamento.
O que, além de garantir mais agilidade, impacta positivamente as decisões sobre custos da operação e o que é oferecido aos clientes. Especialmente pela construção de um relacionamento de confiança que destaca o cumprimento de prazos e o cuidado minucioso em todos os detalhes.
Quer saber mais? Vamos mostrar nos tópicos abaixo o que é uma embalagem quaternária e suas principais indicações de uso.
Entenda o que é embalagem quaternária
Uma embalagem quaternária atua no papel de contenção da mercadoria dentro da sua estrutura de embalamento. O que significa que ela acondiciona os produtos para mantê-los seguros até a chegada ao destino. Tudo é feito de modo que as operações logísticas sejam otimizadas no transporte e armazenamento.
A consolidação estratégica de várias unidades dentro do embalamento quaternário traz recursos adicionais de proteção contra danos físicos, movimentações inadequadas e intempéries climáticas. Em conjunto, ainda se destaca o melhor aproveitamento do espaço disponível nos mais variados modais de transporte.
Indicações de uso no comércio exterior
Dentro do contexto desafiador do comércio exterior, as embalagens quaternárias consolidam de maneira estratégica várias embalagens secundárias e terciárias para que se tornem apenas um extenso volume. O que costuma ser um amplo facilitador de embarques e desembarques em larga escala.
A escolha do formato adequado depende das características de cada fluxo de material enviado. Caso sejam itens de tamanhos e sensibilidade diferentes, por exemplo, existe um processo de compactação que respeita as normas e diretrizes técnicas propagadas pelos órgãos de fiscalização envolvidos.
Principais modelos
Em busca de mais segurança, resistência e versatilidade, os modelos mais usados de embalagens quaternárias no comércio exterior são contêineres, paletes e adaptações de plastificações especiais. Todos permitem a movimentação de grandes volumes por meio de empilhadeiras e guindastes com a intenção de integrar a cadeia logística.
Exigências do mercado
Por se tratar de um mercado que transporta itens de alto valor financeiro e que geram expectativas nos clientes, as exigências de embalamento são rigorosas. O principal ponto, aqui, é que as embalagens devem ser fabricadas com materiais extremamente resistentes para suportar o peso dos produtos.
Contêineres
Os contêineres disponibilizam estruturas personalizadas de proteção e suportam com comodidade várias categorias de mercadorias. Isso com a chance de organizar condições especiais de refrigeração ou ventilação em situações que exigem preservação, como os alimentos perecíveis e itens da indústria farmacêutica.
Paletes
Já os paletes como embalagem quaternária permitem o empilhamento vertical, reduzem custos a partir de carregamentos mais confiáveis e personalizam etapas da operação. Protegem as mercadorias contra contaminações e podem ser desenvolvidas com materiais sustentáveis, como a madeira certificada.
Plastificação especial
Trata-se de uma plastificação especial termo retrátil projetada especialmente para aprimorar os diversos tipos de empilhamentos e movimentações presentes na internacionalização de mercadorias e na indústria. Com isso, os produtos se mantêm mais seguros contra danos no momento de passar por empilhadeiras, paleteiras e pontes rolantes.
Conte com suporte completo na escolha
O processo de embalamento exige trabalho personalizado para entender as necessidades específicas de cada mercadoria. Isso inclui cuidados com a escolha do material, estudos sobre a melhor forma de acondicionamento, acionar funções de proteções extras e contar com a ajuda de uma empresa experiente em desenvolver embalagens.
Em um cronograma feito por profissionais multidisciplinares, o projeto passa por testes e é estudado junto ao contratante em formato de protótipo antes de produzir em grande escala. Assim, caso seja preciso incluir a opção quaternária de embalagem, as adaptações priorizam o melhor custo-benefício.
Para entender o momento de incluir a embalagem quaternária em sua operação, faça análises de riscos em conjunto com um time especializado. Este tipo de cuidado permite reforçar a segurança, impressionar clientes e reduzir os custos em diferentes níveis. Sem contar os impactos positivos que alcançam outras áreas da cadeia de suprimentos e tornam as decisões mais sustentáveis.
Quer aprimorar os seus conhecimentos sobre o assunto? Então aproveite e nos siga no Facebook, Instagram, LinkedIn e WhatsAPP para não perder nenhuma novidade.







