Blog

5 riscos ambientais frequentes nas ações de importação e exportação

Questões relacionadas ao sustentável exigem que as empresas se preocupem cada vez mais com os riscos ambientais no comércio exterior. De fato, nem tudo pode ser extremamente calculado, como no caso da possibilidade de desastres climáticos, mas construir o trabalho com base em cuidados logísticos já faz diferença. 

O ideal é que toda a estrutura foque na redução de impactos. Como consequência, os setores conquistam práticas mais integradas e uma visão ampla dos problemas coletada com feedbacks interessantes. Assim, diante da personalização dos detalhes, acontece também a preservação de recursos naturais e a redução de custos. 

Quer saber mais? Vamos mostrar neste artigo quais são os 5 principais riscos ambientais presentes nas ações do comércio exterior. Acompanhe: 

1. Possibilidade de desastres climáticos

Os desastres climáticos, apesar de não serem situações muito frequentes, podem surgir a qualquer momento na dinâmica do comércio exterior. Como as enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, em 2024, e os tufões e terremotos em regiões da China, o impacto é alto por conta dos resíduos espalhados, não importa qual seja o modal de transporte usado, e a destruição do solo em conjunto com a paralisação da agricultura.

2. Queda de containers

Existe um grande número de acidentes marítimos na logística do comércio exterior e eles são diretamente nocivos ao meio ambiente. Em queda de containers, por exemplo, se as embalagens não estiverem devidamente reforçadas, as mercadorias caem no mar e entram em um ciclo poluente. Além da demora para a decomposição dos materiais, os itens também podem ser nocivos à vida marinha.

3. Aumento da poluição na água

E como preocupação recorrente nas movimentações do transporte marítimo estão os riscos ambientais causados pelo aumento da poluição na água. Isso porque os navios de carga prejudicam de várias maneiras. Entre as principais estão o descarte da água de lastro, a lavagem dos tanques e a emissão de partículas que contaminam a vida marinha em vários níveis de alcance. 

4. Embalagens poluentes que causam riscos ambientais 

Um dado importante sobre poluentes no comércio exterior é que, em média, um quinto do lixo costuma ser gerado por embalagens. Ou seja, mercadorias com o embalamento inicial feito em componentes de plástico representam grandes riscos ambientais, como poluição de oceanos e rios, morte de animais em diferentes habitats, liberação de substâncias danosas à saúde humana, obstrução de sistemas de drenagem, entre outros. 

5. Alterações das dinâmicas atmosféricas

Quando se trata da emissão de gases poluentes e outras formas de danificar o meio ambiente geradas pelo transporte de cargas, vale destacar que este tipo de atividade representa um verdadeiro efeito dominó. Os poluentes alteram dinâmicas atmosféricas e aumentam o nível do mar. 

A partir disso, a frequência e a intensidade dos ventos também aumentam e uma série de ondas de calor surgem de maneira inesperada. Com cada vez mais intensidade e extremo comprometimento no cultivo agrário, nas atividades sociais do dia a dia e mortes de espécies pela recorrência de queimadas.

Imagem negativa no mercado 

Um dos maiores erros que você pode cometer no comércio exterior é atuar com uma equipe de gestão logística inexperiente. Este tipo de situação se torna ainda mais grave quando envolve o cumprimento das práticas sustentáveis competentes ao setor. Ao negligenciá-las, além de ter operações mais custosas e dinâmicas agressivas, ainda existe a imagem negativa que se cria junto aos parceiros.

Agora ficou claro quais são os riscos ambientais frequentes nas ações de importação e exportação. O grande diferencial, neste caso, é criar uma rotina de ações coerentes com a proposta sustentável e que cumpre as práticas ESG. Tudo isso, com o apoio estratégico de uma empresa experiente em soluções logística para a cadeia de suprimentos e focada em sustentabilidade, faz a diferença nos resultados positivos. 

Gostou das informações do artigo? Então aproveite e acesse o site da Mart Group para conhecer soluções personalizadas de sustentabilidade.

Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *