Apostar no design ecológico para embalagens do comércio exterior é uma excelente solução na busca por mais eficiência e visibilidade no mercado. De fato, este tipo de conceito representa uma pauta urgente em estratégias alinhadas com logísticas práticas e focadas na utilização consciente de recursos.
O mais indicado é que o design ecológico seja criado conforme as particularidades de cada mercadoria, mas dentro de uma proposta abrangente de qualidade, funcionalidade e reutilização sempre que possível. Assim, a empresa consegue gerar resultados positivos em diferentes frentes e vencer desafios durante o trajeto.
Quer saber mais? Vamos mostrar neste artigo o que é design ecológico e como transformá-lo em embalagens eficientes. Acompanhe:
Saiba como funciona o design ecológico
Criar designs estratégicos de embalagens é uma necessidade do mercado atual para garantir a operação cada vez mais eficiente no comércio exterior. Este tipo de questão costuma ganhar o dobro de importância quando falamos sobre a urgência de adicionar aos modelos propostas ecológicas capazes de reduzir impactos ambientais.
Dentro do conceito de design ecológico, também chamado de eco design, os materiais sustentáveis são utilizados em todo o sistema de construção da embalagem e priorizam diferenciais significativos em funcionalidade. O que abrange desde melhorias incrementais até inovações que impressionam os clientes e parceiros.
Entre os principais se destacam as soluções em embalagens retornáveis e dobráveis que permitem economias durante o manuseio, armazenamento e, acima de tudo, transporte. A ideia é otimizar os fluxos retornáveis com uma produção de múltiplos materiais sustentáveis e proteções inteligentes contra vibrações, quedas e pressões.
Veja como os ciclos das embalagens se relacionam
O design ecológico de embalagem é um ponto fundamental na hora de preservar sua mercadoria diante de diferentes desafios de transporte, principalmente pela possibilidade de ampla adaptação. Afinal de contas, o processo de criação considera exatamente as condições da carga transportada, a rota, o modal de transporte e os materiais disponíveis.
Todo produto fabricado, não importa qual seja o seu objetivo, sempre traz automaticamente um ciclo de vida. Ao pensarmos no das embalagens, devemos levar em consideração além do tempo que os materiais levam para se decompor na natureza. Entram nesta avaliação ainda a energia usada na fabricação, armazenamento, consumo, transporte e descarte.
Isso indica que quanto melhores forem as decisões em relação à matéria-prima e as fases iniciais do processo, melhores serão os resultados positivos no posicionamento em busca de práticas mais limpas em todos os setores. No entanto, lembre-se que a empresa responsável pelo envio da carga deve indicar o sistema ideal de descarte ou reuso.
Acompanhe o impacto no mercado
Adotar critérios sustentáveis como uma das bandeiras no desenvolvimento do trabalho da empresa traz um grande impacto no mercado. O que abrange o aumento da preferência em relação aos serviços dos concorrentes e várias camadas de oportunidades de parcerias e investidores.
Mas para que toda esta estratégia funcione conforme o esperado, um mapeamento abrangente e coerente deve ser feito nas atividades internas do negócio. Assim, é válido reduzir os impactos ambientais em todas as áreas que vão além da embalagem e priorizar as negociações com fornecedores dentro da mesma proposta.
Conte com ajuda especializada
E por falar na escolha de especialistas para transformar o design ecológico em embalagens sustentáveis é preciso montar um projeto que começa na matéria-prima. Dessa forma, conte com uma empresa referência no assunto que disponibilize madeira legal e certificada retirada do processo de reflorestamento ambiental.
O que significa que as árvores foram cultivadas em programas de reposição inteligente com foco em agilizar o andamento do comércio de madeira. Tudo isso dentro de um esquema de estoque recorrente que não depende das sazonalidades do mercado para garantir a disponibilidade de embalagens sob medida.
Agora você já sabe como funciona o design ecológico e a sua importância na segurança da carga e no desenvolvimento da proposta sustentável de cada empresa. O grande diferencial está em encontrar um prestador de serviços que monte um projeto de embalagem dentro deste conceito e se encaixe perfeitamente com as características das mercadorias e entregue excelente custo-benefício em todas as etapas.
Gostou das informações do artigo? Então aproveite e leia também sobre 5 benefícios de usar embalagens sustentáveis em suas negociações.