Blog

Embalagens sustentáveis: 5 benefícios de usá-las em suas negociações

Escolher embalagens sustentáveis vai além de garantir que os produtos cheguem com segurança ao destino. Trata-se também de assumir um compromisso com a redução do impacto ambiental durante as etapas logísticas que é parte importante da construção da imagem positiva no mercado.

Existem ainda estratégias internas que se modificam quando a empresa usa esse tipo de material porque a prioridade passa a ser evitar desperdícios. Desta forma, a sustentabilidade contribui com a redução de custos, otimiza os processos e expande oportunidades. 

Quer saber mais? Vamos mostrar neste artigo 5 benefícios de usar embalagens sustentáveis sem deixar a qualidade de lado. Acompanhe!

1. Agregra diferenciais competitivos

Em um mercado cada vez mais exigente, adotar embalagens sustentáveis é uma forma de agregar diferenciais competitivos. Isso porque ao se declarar consciente em relação aos cuidados ambientais, a empresa consegue reforçar a sua imagem e oferecer uma ampla cartela de escolha em negociações. 

Existem muitos tipos de embalagens que fazem parte deste conceito, com destaque para as de madeira certificada. Elas são cuidadosamente projetadas contra a sucessão de agressões que as mercadorias podem sofrer, como empilhamentos, quedas, vibrações e mudanças de climas. 

Sem contar que apresentam bastante eficiência ao evitar corte, compressão e flexão. Tudo isso com diferentes materiais de travamentos internos que cumprem a função de imobilizar os produtos durante o trajeto e impressionam os parceiros comerciais pela quantidade de benefícios. 

2. Redução de custos com embalagens sustentáveis

Engana-se quem pensa que uma embalagem sustentável precisa apenas ser feita de material reciclável. Na prática, o conceito envolve também uma série de outras questões que determinam a classificação, como a economia de recursos na produção e a otimização das etapas.

O diferencial na redução de custos, neste caso, fica por conta das mudanças trazidas ao decidir focar em estratégias de sustentabilidade. Afinal, elas auxiliam na identificação dos desperdícios em diferentes pontos da indústria e trazem formas compatíveis de reaproveitamento de materiais. 

3. Contribuição ao meio ambiente 

As embalagens sustentáveis utilizadas para exportação, por exemplo, são produzidas internamente em multi-materiais. Elas possuem madeira sólida de eucalipto ou pinus e fechamento externo disponível em madeira sólida, chapa de fibra de madeira, compensados ou OSB. 

Vale destacar ainda que estas embalagens contam com Tratamento Fitossanitário HT (Heat Treatment) em que é preciso possuir homologação do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) para que o procedimento seja realizado dentro da Norma ISPM 15.

Certificado FSC

Outra questão muito positiva na proposta de embalagens sustentáveis de madeira é o trabalho feito com materiais que possuem certificado FSC. Este tipo de selo identifica a procedência de produtos florestais retirados a partir de áreas bem manejadas que oferecem benefícios sociais, econômicos e ambientais. 

4. Otimização de design 

Em transportes de longa distância, o design de uma embalagem conta muitos pontos para que ela tenha resistência e chegue ao destino sem avarias. Sendo assim, o grande diferencial dos materiais sustentáveis é o foco em otimização e eficiência. 

Existe um controle de qualidade desde a fabricação que visa entregar somente o necessário conforme os detalhes de cada demanda. Diferente de outros modelos do mercado, esta opção elimina qualquer excesso no design, de peso ou tamanho, e prioriza customização

5. Apoio aos processos de reciclagem 

O apoio aos processos de reciclagem é fundamental para que a empresa consiga ter uma boa frequência de fornecimento. De fato, como as embalagens sustentáveis são produzidas com o mínimo de recurso natural possível, é muito difícil que falte material para alimentar o andamento logístico do trabalho. 

Outro ponto importante na hora de escolher materiais adequados e conscientes é contar com a ajuda especializada de um time considerado referência no mercado de embalagens customizadas. Logo, isso possibilita encontrar soluções eficientes e a realização de projetos que se encaixem com as suas necessidades.

Agora ficou claro como as embalagens sustentáveis são interessantes estrategicamente, auxiliam no reaproveitamento de recursos e beneficiam as negociações. Mas vale ressaltar que, além da escolha consciente em relação aos impactos ambientais, também é preciso considerar o seu tipo de carga para garantir os resultados positivos e eliminar chances de prejuízos por conta de avarias.

Gostou das informações do artigo? Então nos siga no Facebook, LinkedIn e Instagram para ficar por dentro de outros assuntos relacionados.

Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *