Blog

Veja 8 modelos de container mais indicados para o comércio exterior

Conhecer os principais modelos de container disponíveis para as operações de transporte do comércio exterior é fundamental para tomar boas decisões. De fato, sem os recursos que atendem às necessidades da sua carga, uma série de danos podem surgir com o adicional do aumento de custos. 

O melhor caminho está em se aprofundar nas funcionalidades das opções disponíveis e desenvolver estratégias baseadas nos riscos enfrentados no histórico de sua empresa. Ficou interessado? Vamos mostrar neste artigo 8 modelos de containers indicados para o comércio exterior.

Siga com a leitura:

1. Carga seca 

O container de carga seca é um dos mais procurados em operações do comércio exterior. Ele faz parte de um grupo com capacidade de suportar altos volumes de produtos, de diversas categorias e reforçado por um sistema de travamento altamente resistente contra deslocamento indesejado. Inclusive, é possível transportar itens fluídos se estiverem armazenados adequadamente para manter a conservação.

2. Reefer

Indicado para o transporte bem-sucedido de cargas perecíveis ou congeladas, o container Reefer conta com isolamento térmico em uma dinâmica muito parecida com a conservação das geladeiras comuns. Isso faz com que tenham um custo mais elevado, mas diante da necessidade de preservação e uma boa organização logística se transforma em um excelente custo-benefício. 

3. Tanque

Já o container tanque costuma ser usado no transporte de líquidos e gases a granel. São construídos com materiais bastante resistentes e apresentam dispositivos de segurança aduaneira. Aqui, é possível movimentar grandes volumes de cargas em custo mais baixo. Outro ponto interessante envolve sua adaptabilidade conforme as necessidades específicas de cada indústria e a facilidade de empilhamento.

4. Dry Box

Representam uma das opções mais versáteis, pois transportam tranquilamente cargas secas, granéis, úmidas, líquidas, entre outros. Tudo isso desde que tenham o adicional de embalagens específicas para a sua categoria, como caixas, pallets ou tambores. Costumam ter o comprimento de 20 e 40 pés e uma boa facilidade de transporte, o que faz a diferença em trajetos muito longos. 

5. Open Top entre os modelos de container

Também conhecido como container de teto aberto, o Open Top tem proteção adaptável já que a sua parte superior pode ser movimentada sempre que necessário. A lona é altamente resistente para proteger a mercadoria das possíveis mudanças climáticas e intercorrências no modal de transporte. Sem contar que traz adaptabilidade diferenciada no caso de itens que não se encaixam em formatos padrões de embalamento.

6. Plataforma

O plataforma tem uma proposta parecida com o Open Top, porém, seu design é feito sem teto ou laterais. Diante disso, se encaixa perfeitamente no transporte de cargas excedentes ou com excesso de peso que costumam ser mais complexas aos gestores logísticos. Uma das principais vantagens, neste caso, é que a leveza e a praticidade deste modelo permite acomodar cargas em praticamente qualquer lugar. 

7. Ventilado

É bastante semelhante ao modelo Dry Box, mas se diferencia nas entradas e saídas de ar presentes em sua dinâmica. Na prática, isso funciona muito bem na hora de evitar danos às mercadorias. Especialmente nas categorias que mais precisam de ventilação em condições de transporte prolongado. 

8. Flat Rack 

O Flat Rack também faz parte da categoria de containers destinados às mercadorias que excedem os padrões do mercado. No entanto, caso o comandante do navio julgue que o modelo interfere na segurança do modal, pode negar o seu embarque. Os principais usados são em máquinas industriais, aeronaves, barcos, automóveis, entre outros.

Agora você já sabe quais são os benefícios dos principais modelos de container usados no comércio exterior. É imprescindível contar com ajuda de uma empresa especializada na fabricação de embalagens para este tipo de transporte que avalie cuidadosamente o que sua mercadoria precisa. Com isso, fica mais simples personalizar os detalhes, cumprir as regras de segurança e garantir eficiência.

Gostou das informações do artigo? Então aproveite e leia também sobre como funciona a estufagem de containers e os seus benefícios.

Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *