Blog

Saiba o que é previsão de demanda e como aplicá-la na exportação!

Adotar a previsão de demanda na exportação é uma excelente maneira de garantir que sua empresa cumpra as expectativas dos clientes. De fato, ao levantar este tipo de informação, os níveis de estoque ficam mais equilibrados e o desenvolvimento das estratégias logísticas integrado com as necessidades reais do mercado. 

Quando bem executada, representa uma prática que abrange diversos setores, como a redução de desperdícios financeiros, melhor negociação com fornecedores e o fortalecimento da marca em longo prazo. Tudo isso, com o trabalho baseado na busca pelo melhor padrão de qualidade e segurança das cargas.

Ficou interessado? Vamos mostrar nos tópicos abaixo o que é previsão de demanda e como usar os benefícios relacionados na exportação. 

Entenda o que é previsão de demanda

A previsão de demanda é uma importante solução na busca por um cronograma organizacional mais eficiente. Isso porque projeta diferentes cenários com foco em oferecer melhores serviços e experiências relacionadas aos colaboradores, clientes e parceiros de mercado de modo geral. 

Tudo se baseia em análises de desempenho conforme as necessidades internas e no equilíbrio exigido na disponibilidade de estoque. Entram aqui também diversas questões econômicas que consideram os números de vendas dos produtos nas movimentações do comércio exterior ao longo dos últimos doze meses.

Mensure a capacidade de envio da empresa

A partir do cálculo de ações anteriores, fica mais simples criar uma estimativa que não é completamente precisa, mas que já traz panoramas sobre o interesse dos clientes em determinados produtos oferecidos. O que exige processos frequentes de mensuração sobre a capacidade de envio da empresa. 

Este tipo de integração nas informações mostra o quanto a previsão de demandas e a gestão de estoque caminham em conjunto para um sistema de produção seguro. O cálculo pode ser feito em diferentes linhas do tempo de curto prazo (até um ano), em médio prazo (entre um e cinco anos) e em longo prazo (mais de cinco anos). 

É interessante ressaltar que quanto maior a linha temporal, maior será a incerteza e os riscos envolvidos na previsão. Por isso, o melhor caminho é que a dinâmica aconteça de forma periódica e tenha como aliada métricas ou indicadores-chave de desempenho (KPIs), entregas, atendimentos, pedidos e de produtividade. 

Conecte as operações de vendas 

Além de impedir cronogramas ineficientes nos estoques, a previsão de demanda permite conectar operações de maneira inteligente. Isso engloba vendas, logística e produção, visando uma gestão mais estratégica e funcional, especialmente em contratos de exportação com demandas complexas.

Com informações direcionadas conforme os resultados levantados, os colaboradores ganham mais autonomia para criar soluções, conseguem reportar rapidamente falhas sem comprometer as etapas e ajudam a eliminar repetições desnecessárias. E, como a cereja do bolo, recebem uma estrutura que adequa positivamente a imagem da empresa no segmento. 

Traga soluções personalizadas

Ao acompanhar a previsão de demanda e entender as movimentações internas do comércio exterior, abre-se um verdadeiro universo de possibilidades em que cada detalhe conta para se destacar da concorrência. Um bom exemplo disso está em padronizar as embalagens no envio de grandes volumes de mercadorias. 

Para transportá-las em demandas desafiadoras, inclua o planejamento cuidadoso das operações em momentos com altas chances de falhas. Assim, é valioso contar com a ajuda de uma empresa especializada na confecção de embalamento sob medida que vai considerar as necessidades de sua carga e as preferências dos clientes.

Agora você já conhece a previsão de demanda e como aplicá-la na exportação para que auxilie no gerenciamento de estoque. Com isso, é possível evitar deficiências, melhorar as negociações e evitar riscos frequentes no transporte. Vale destacar que, para ter resultados eficientes, se mostra indispensável começar pela implementação de um padrão de qualidade voltado aos detalhes. 

Gostou das informações do artigo? Então aproveite e leia também sobre os diferenciais de embalagens resistentes e adaptáveis para o transporte de mercadorias

Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *