Existem muitas dúvidas sobre o funcionamento dos corredores de exportação e as vantagens de usá-los na logística internacional. De fato, a finalidade deste tipo de operação é otimizar fluxos de carga e estruturar rotas de maneira integrada para proporcionar conexões entre os principais portos do Brasil.
Vale destacar que os corredores de exportação beneficiam especialmente o escoamento de grandes volumes de cargas. Por exemplo, se determinada região produz soja em alto volume, mas está distante das zonas portuárias, pode aproveitá-los estrategicamente e alcançar uma dinâmica de qualidade sem custos elevados.
Quer saber mais? Vamos mostrar nos tópicos abaixo o que são os corredores de exportação e as principais vantagens. Acompanhe:
Entenda como os corredores de exportação funcionam
Os corredores de exportação são conjuntos de modais de transporte e locais de armazenamento preparados para escoar grandes volumes de cargas e agilizar as movimentações até os principais portos do país. Na prática, se trata de uma série de processos voltados à redução de custos e ao aprimoramento da segurança.
Funcionam como um projeto de distribuição de cargas em que qualquer tipo de item é exportado de maneira mais fácil e estratégica. Especialmente no caso dos commodities agrícolas que aproveitam os diferenciais logísticos para manter as negociações competitivas diante das exigências dos clientes.
Veja como escolher o melhor tipo
É essencial pontuar que os corredores de exportação foram projetados no Brasil com o objetivo de transportar produtos considerados primordiais para o bom andamento da economia. Entre os principais impactantes em volume e valor de receita, podemos destacar alguns exemplos. Veja a seguir:
- soja;
- açúcar;
- milho;
- minério de ferro;
- carne.
Para acertar em cheio na escolha do corredor de exportação e aproveitar as vantagens, é preciso identificar qual formato mais se encaixa com sua operação. Uma boa dica, neste caso, está em considerar aspectos prioritários, como tempo, custo e qualidade. Estude ainda a viabilidade conforme os cuidados exigidos na preservação da carga.
Principais exemplos disponíveis no Brasil
Os corredores presentes no Brasil são conectados com fachadas marítimas e garantem acesso direto aos portos. O fluxo de maior movimentação é o da soja que costuma ser produzida em todo o território nacional e precisa de vários pontos de escoamento.
O corredor Norte movimenta grande parte da produção agrícola por meio do Rio Madeira. Já os corredores Sul e Sudeste trazem maior distribuição entre os modais de transporte e os Norte e Nordeste ficam responsáveis pelas estratégias de transporte de combustíveis e cana de açúcar.
Busque uma logística completamente alinhada
São realmente várias complexidades envolvidas na escolha da logística que melhor se alinha com o transporte nos corredores de exportação. É preciso montar, em uma situação como essa, uma operação capaz de tornar os modais disponíveis mais eficientes e considerar possíveis imprevistos.
Existe a necessidade de calcular previamente qual a localidade faz mais sentido aos objetivos da exportação, a proximidade dos portos e o que será preciso para cumprir os prazos sem gerar qualquer tipo de dano ao embalamento dos produtos, principalmente os de grandes proporções.
Berços de madeira
E por falar em embalagens adequadas ao transporte nos corredores de exportação, os berços de madeira representam uma excelente opção. Afinal, são compostos por várias peças de madeira que formam uma estrutura extremamente resistente, versátil e sustentável.
No processo de fabricação recebe recursos específicos para acomodações de peças e equipamentos em diferentes formatos de cilindros. Tudo com capacidade de até 350 toneladas e ferramentas de apoio adequadas aos itens que não possuem estrutura própria no momento de fazer o transporte em segurança.
Agora que você conhece o funcionamento dos corredores de exportação pode criar operações mais dinâmicas e focadas em reduzir custos sem perder em qualidade. Para isso, é indispensável escolher o tipo de embalamento correto e trabalhar com o suporte de profissionais especializados em transporte do comércio exterior.
Gostou das informações do artigo? Então aproveite e nos siga no Facebook, Instagram, LinkedIn e WhatsApp para ficar por dentro de outros conteúdos relacionados.