Ao optar pela internacionalização de mercadorias, a empresa precisa de um planejamento extremamente detalhado para alcançar bons resultados. De fato, quando aplicado corretamente, este processo traz oportunidades em novos mercados, aumenta a competitividade e fortalece a marca.
Tudo isso com o diferencial de reduzir custos estrategicamente em uma dinâmica logística personalizada. No entanto, existem também muitos desafios no caminho que pedem conhecimento prévio, estudos de público-alvo e parcerias competentes para serem vencidos.
Quer saber mais? Vamos mostrar nos tópicos abaixo o que é a internacionalização de mercadorias e como aplicá-la. Acompanhe:
Saiba o que é internacionalização de mercadorias
A internacionalização de mercadorias representa a expansão das operações de diversas formas em mercados do exterior. Com isso, empresas que atuam com importação e exportação podem ir além da comercialização e estabelecer pólos de produção em outros países.
Com segmentos cada vez mais saturados, internacionalizar passa a ser uma estratégia importante para reduzir barreiras comerciais e aproveitar oportunidades deixadas por concorrentes. Sem contar que com a diversificação do cenário de atuação, fica mais simples lidar com mudanças nas tendências de consumo.
Conheça as vantagens relacionadas
Além do impacto na queda das barreiras comerciais e a possibilidade de desbravar novos mercados, existe ainda uma série de outras vantagens relacionadas ao processo de internacionalização.
Entre as principais estão a chance de observar padrões de qualidade em serviços diferenciados, prolongar a vida útil dos produtos, criar uma marca global e modernizar as atividades internas com base em inovações.
Outra questão bastante relevante é o aumento da receita que pode apresentar crescimento de maneira mais rápida e sustentável. Afinal de contas, ao despontar em outros mercados existe o alcance de um novo público, o aumento das vendas e a possibilidade de preços mais vantajosos.
Estratégias de compra e venda de produtos
Para que o processo de internacionalização aconteça sem imprevistos, o primeiro passo é estabelecer estratégias de compra e venda de produtos. Elas devem se basear em diversos fatores, como a escolha do mercado com maior potencial de interesse, a melhor dinâmica logística e a necessidade de adaptação da mercadoria.
Vale também analisar cuidadosamente o formato em que as negociações serão realizadas. Existem diversas opções disponíveis, como exportação direta, em que a empresa vende diretamente aos compradores estrangeiros, e a exportação indireta que trabalha com intermediários na realização da venda.
Pesquise sobre o licenciamento dos itens
Dentro do contexto de internacionalização, o planejamento também deve apostar em uma ampla pesquisa sobre o licenciamento dos itens. Na prática, se trata de um acordo em que uma empresa permite que outra use a sua marca ou serviços em troca de diferentes tipos de recompensas.
São concedidos direitos específicos à empresa licenciada que incluem, além do uso da marca, a fabricação de produtos com tecnologias ou técnicas específicas e a dinâmica de distribuição. Esse tipo de estratégia reduz os custos iniciais, pois aproveita estruturas já prontas e análises de conhecimento do mercado.
Tenha cuidado com as embalagens
E quando o objetivo é internacionalizar a sua marca, as embalagens devem ser projetadas de maneira bastante cuidadosa. Ainda mais diante da necessidade de proteger as mercadorias durante o trajeto complexo até o destino no comércio exterior.
Escolha materiais resistentes e sustentáveis, como a madeira, para evitar danos durante as movimentações nos modais de transporte e minimizar chances de perdas. Como existem diversas normas e regulamentações específicas que precisam ser seguidas, procure por ajuda especializada de uma empresa experiente na confecção de embalagens.
O trabalho em conjunto com quem conhece as melhores estratégias de embalamento permite fazer testes prévios antes da embalagem ser confeccionada em grande quantidade, adicionar proteções especiais caso seja necessário e personalizar detalhes que encantam os clientes.
Free Trade Agreement
Com o objetivo de facilitar a internacionalização de mercadorias, vale ter atenção com o Free Trade Agreement. Chamado em português de Acordo de Livre Comércio (ALC), o termo representa um acordo entre dois ou mais países para eliminar ou reduzir barreiras comerciais que possam dificultar o fluxo de bens e serviços.
Como o Brasil faz parte de acordos com diversos países e blocos econômicos, é muito importante trabalhar com análises prévias e comparar vantagens e desvantagens entre as possibilidades disponíveis. Assim, fica mais simples checar os pontos que contribuem com a redução de impostos e simplificar os procedimentos.
Agora você já sabe o que é internacionalização de mercadorias e como aplicá-la com sucesso nas demandas do comércio exterior. O mais importante, em uma situação como essa, é criar um padrão de qualidade que reúne estratégia direcionada, fortalece a relação com os clientes e pontua detalhes que fazem a diferença na segurança da operação em diferentes etapas.
Gostou das informações do texto? Então aproveite e compartilhe em suas redes sociais para que os seus seguidores também fiquem por dentro do assunto.







