Blog

Afinal, o que é peação de cargas e quando deve ser realizada?

A peação de cargas é uma excelente aliada para quem precisa solucionar o envio de mercadorias por longas distâncias marítimas. Este tipo de reforço na segurança acontece a partir da forma como os contêineres com os produtos do comércio exterior são fixados nas embarcações para que não se movam, mesmo se passarem por condições adversas.

No entanto, apesar de ser um processo extremamente eficiente, a peação de cargas também é complexa e exige uma série de cuidados prévios para que tudo aconteça conforme o planejado. Quer saber mais? Preparamos este artigo com detalhes sobre o assunto para que você tire todas as dúvidas. 

Acompanhe:

Entenda o que é peação de cargas

Em toda a movimentação logística existe preocupação com planejamentos que exigem o deslocamento de mercadorias de grandes dimensões. É exatamente para solucionar este tipo de desafio que a operação de cargas costuma ser bastante usada como forma de garantir a proteção dos itens enviados por vias marítimas.

Trata-se de um processo bastante complexo recomendado em casos de modais de transporte que apresentam convés sem ponto de apoio e porões muito altos. Vale destacar ainda a necessidade de realizá-lo apenas com equipamentos adequados e profissionais experientes que conheçam as melhores estratégias. 

Veja como funciona o processo

Na prática, a peação de cargas consiste em fixar a mercadoria / contêiner no convés ou nos porões da embarcação usada no transporte. O principal objetivo é que mesmo em condições adversas durante o trajeto, como mudanças climáticas, que façam com que o mar se movimente mais, a carga permaneça segura na mesma posição. 

O processo precisa ser planejado antecipadamente para que tudo se encaixe conforme as características de cada tipo de carga e do modal escolhido. Além disso, a seleção dos equipamentos adequados interfere diretamente no sucesso da operação, principalmente, pela exigência de etapas bastante dinâmicas nos portos.

Veja a seguir os principais equipamentos usados na peação de cargas: 

  • cinta de amarração de carga;
  • esticadores;
  • talhas manuais de alavanca;
  • tirfor;
  • lingas de correntes com torqueadores (indicado em cargas de grande peso no convés);
  • fita de aço (mais comum nos Estados Unidos e na Europa);
  • dormentes de madeira;
  • lingas de cabo de aço;
  • manilhas;
  • grampos;
  • redes especiais. 

Procure por profissionais capacitados

O sucesso da peação de carga depende de várias decisões estratégicas tomadas em conjunto. Em função disso, o trabalho logístico de sua empresa precisa conhecer como será a atuação dos responsáveis pelo serviço para basear todos os preparativos de acordo com as exigências necessárias.

Isso porque entre as atividades importantes no processo está a checagem do tipo de contêiner indicado conforme a mercadoria e o plano para o carregamento. Além disso, no momento da peação, existe a possibilidade de fazer a ação tanto de forma manual quanto com equipamentos que devem ser ajustados previamente.

Caso não tenha carga suficiente na hora de preencher o container, acontece o preenchimento do espaço do piso com madeira. O objetivo, aqui, é evitar tombamentos por desequilíbrio de peso, o que pede a avaliação do profissional ao verificar a amarração, o travamento e as condições da peação durante a estufagem.

Certificação de mão de obra

Um dos pontos que deve ser prioridade é a certificação de mão de obra e dos insumos (cintas homologadas, laudos fotográficos, entre outros) dentro de um projeto que atenda todas as normas técnicas e requisitos exigidos pela legislação vigente. 

Especialmente no caso do transporte marítimo, este tipo de certificação representa a garantia de embarque pelo comandante do navio e o ideal é contar com um engenheiro experiente no mercado para fazer a lauda da operação. Veja abaixo alguns exemplos do que o profissional deve atestar: 

  • resistência dos materiais;
  • distribuição de peso;
  • condições do suporte das unidades de carga;
  • condições dos cabos;
  • correntes;
  • ferragens;
  • dimensões das embalagens;
  • fitas.

Conheça as consequências da peação ruim

Além de danos à carga que é o principal problema que o processo de peação não é feito adequadamente, existe ainda o risco de morte dos profissionais envolvidos por queda de carga durante a movimentação ou acidente com demais veículos. 

Sem contar que o manuseio de cargas sem os devidos cuidados pode comprometer os equipamentos usados, como carretas e guinchos. Então, é válido se atentar às opções de prestadores de serviços que realmente conhecem o seu tipo de carga e são experientes no mercado.

A peação de cargas é uma operação que precisa de atenção especial da logística, mas quando bem planejada faz toda a diferença na segurança durante o trajeto em vias marítimas. O que, no fim das contas, representa entregas mais satisfatórias aos clientes, processos otimizados e o desenvolvimento de uma imagem positiva no mercado que contribui para se destacar da concorrência. 

Gostou de saber mais sobre o assunto? Então aproveite e nos siga no Facebook, Instagram e LinkedIn para ficar por dentro de outras novidades interessantes.

Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *