O processo de lashing containers se refere, dentro do contexto do transporte de cargas nos modais marítimos, a amarração e fixação de contêineres em navios. Ele acontece com o objetivo de garantir mais segurança e estabilidade durante a viagem, especialmente em condições climáticas desfavoráveis.
Mas para realmente ser um recurso vantajoso em sua operação do comércio exterior, se torna indispensável entender em que condições o lashing containers é indicado e quais são os principais pontos para realizá-lo com eficiência. Ficou interessado? Separamos nos tópicos abaixo 6 dicas imperdíveis sobre o assunto.
Acompanhe!
1. Faça o estufamento do container
Todas as etapas presentes na operação de lashing containers precisam focar em segurança, agilidade e na boa distribuição das cargas. O que exige realizar o estufamento do container de maneira correta com o preenchimento completo e estratégico do seu espaço interior.
É fundamental não ficar nenhum ponto vazio e ter materiais de proteção adicional, como barreiras de madeira, cintas de amarração ou airbags que geram garantia de estabilidade da mercadoria. Planeje a dinâmica antecipadamente com base nos riscos e, caso seja necessário, aposte na consolidação das cargas.
2. Ganhe mais segurança com a carga travada
Na prática, o processo de lashing containers permite a fixação e a estabilização das cargas durante o transporte. O objetivo é garantir que os containers permaneçam firmes e seguros em todo o trajeto, mesmo em condições climáticas adversas. Para isso, são utilizados diversos equipamentos em uma verdadeira força-tarefa.
As estratégias e técnicas personalizadas contribuem para uma gestão de riscos completa capaz de eliminar a possibilidade de tombamentos, quedas ou até mesmo acidentes complexos com as mercadorias no interior dos modais. Sem contar que com a amarração adequada, a viagem se torna mais otimizada de modo geral.
3. Respeite os limite de peso
Ainda durante o estufamento do container, antes de iniciar as ações de amarração, é preciso ter atenção com o limite de peso, que é um ponto avaliado nas fiscalizações. Trata-se de um grande desafio para as operações logísticas, já que é complicado fazer o cálculo exato conforme o tipo de produto inserido.
De modo geral, o limite de peso para estufagem varia conforme o tipo de container, porém, a média é de 28 toneladas. Este tipo de trabalho costuma ser realizado pelos próprios colaboradores da empresa embarcadora, mas em situações de alta complexidade, para garantir o respeito ao limite, podem ser necessários equipamentos adicionais.
4. Elimine os principais riscos do lashing container
O método de lashing containers envolve riscos significativos, o que requer um acompanhamento minucioso durante a sua execução. No entanto, com base em planejamento bem alinhado com as características da carga e do modal de transporte, é possível eliminar algumas das principais chances de problemas.
A primeira medida, aqui, deve ser encontrar os equipamentos corretos de amarração contra deslocamentos e tombamentos que podem danificar mercadorias em casos de mar agitado. Os danos por corrosão também fazem parte das preocupações recorrentes, e a melhor forma de evitá-los envolve escolher o tipo de container alinhado com as especificações climáticas e o modal de transporte.
Por último, vale priorizar a participação no processo de amarração das cargas somente de profissionais devidamente treinados e que conheçam os riscos de acidentes ou de danos ao próprio modal em que a carga será movimentada. Com isso, fica mais simples realizar inspeções prévias e testes que garantem mais eficiência.
5. Reduza o tempo de resposta nos portos
Outro ponto que representa um diferencial e tanto é a redução do tempo de resposta nos portos. Afinal, quando a operação de lashing containers não ganha em otimização, custos extras e muitos problemas podem surgir. Diante disso, faça o gerenciamento adequado dos processos, invista em estrutura e garanta uma comunicação ágil.
E uma das questões que mais impactam o tempo nos postos é, justamente, a liberação de mercadorias. Caso não esteja tudo alinhado conforme as normas vigentes, a movimentação interna pode ser prejudicada por atrasos que se transformam em um grande efeito dominó. Então, além dos profissionais capacitados, reduzir as burocracias conta muitos pontos.
6. Conte com ajuda especializada
Lidar com o sistema de lashing no transporte de mercadorias em contêineres oferece muitos benefícios, mas para alcançá-los é preciso contar com ajuda especializada e montar uma operação cuidadosa. O que envolve também a escolha certa tanto dos containers quanto das embalagens primárias que protegem as cargas antes da amarração.
Busque por uma empresa referência no mercado de embalamento e que atue com excelência em lashing containers. A partir disso, se torna mais simples criar um projeto sob medida desde o início em que toda a logística de embalagem acontece em torno das particularidades da carga e dos riscos levantados previamente.
Agora ficou claro como ter uma operação de lashing containers eficiente e com reforço de segurança. Mas vale destacar também a necessidade de buscar pelo embalamento correto das mercadorias como forma de garantir que tudo esteja devidamente preparado para o momento das amarrações. O que gera menos imprevistos, manuseios mais rápidos e baixos índices de insatisfação nas entregas.
Gostou das informações do artigo? Então aproveite e deixe um comentário no post e nos conte se tem dúvidas sobre o processo de lashing containers.