Blog

Taxa de demurrage: 7 formas de evitá-la e alinhar decisões logísticas

Para evitar gastos inesperados, a logística do comércio exterior exige atenção aos mais diversos processos. Um dos principais é a taxa de demurrage que é paga pelo importador diante do atraso ao carregar ou descarregar mercadorias. Ela costuma ser cobrada quando o contêiner fica preso no porto por mais tempo do que o previsto em contrato.

Diante disso, além de ter um planejamento voltado para minimizar atrasos entre os responsáveis pelas movimentações das cargas, também é essencial desenvolver soluções flexíveis já no início das negociações. Quer saber mais sobre a complexidade da taxa de demurrage? Vamos mostrar no artigo a seguir 7 formas de evitá-la.

Siga com a leitura:

1. Verificar a taxa de demurrage nos contratos

A taxa de demurrage é citada nos contratos de transporte por se tratar de uma prática tradicional no setor de navegação. Dessa forma, é muito importante que todas as partes envolvidas no processo logístico compreendam e acompanhem de maneira efetiva o que está descrito sobre o assunto com o objetivo de evitar prejuízos

Vale destacar que ela surge somente ao final da operação e se refere à cobrança de sobrestadia como multa quando o contêiner não é devolvido no período acordado no contrato com o armador. O prazo, aqui, passa a valer a partir do momento em que o contêiner finaliza o descarregamento no porto de destino.

2. Usar portos com estrutura adequada

Outro ponto importante é usar portos com estrutura adequada em que cada detalhe do planejamento logístico aconteça de maneira eficiente. Afinal, ao ter uma base confiável para exercer o trabalho, fica mais simples programar bem as rotas e o tempo de trânsito necessário nas operações. 

Sem contar que caso aconteça qualquer imprevisto logístico com a mercadoria é possível se antecipar aos atrasos e desenvolver soluções inteligentes para evitar a taxa demurrage, como negociar emergencialmente um período mais longo com os armadores, ter mais flexibilidade e reduzir o número de contêineres com a consolidação de cargas.

3. Acompanhar as operações em tempo real

A tecnologia é uma aliada em todas as etapas do comércio exterior, mas quando se trata de evitar taxas adicionais como a demurrage, ela ganha o dobro de importância. Isso porque rastrear os seus contêineres em tempo real, permite tomar decisões estratégicas conforme a operação se desenvolve e evitar atrasos que geram prejuízos elevados.

Além do controle e do monitoramento dos contêineres, este tipo de recurso também é um diferencial no cumprimento de prazos, na entrega de documentações, na classificação e desembaraço de mercadorias. Tudo com o intuito de fazer com que a gestão logística acompanhe o progresso dos embarques e adote medidas corretivas o mais rápido possível sem interferir na qualidade do serviço.

Sazonalidade

Uma outra vantagem de acompanhar as movimentações em tempo real é identificar os períodos de sazonalidade. Este é um diferencial porque algumas épocas exigem mais trabalho para efetuar as etapas burocráticas de desembarque e desembaraço.

Assim, com essas datas alinhadas no radar de sua equipe, é uma tarefa menos complexa tomar melhores decisões de compra em longo prazo e criar um planejamento relacionado às condições negociadas, por exemplo.

4. Montar um planejamento adequado

Ter cada detalhe da operação na ponta do lápis permite que todos os envolvidos saibam exatamente qual é o seu papel no trabalho e identifiquem quando algo não acontece como o esperado. 

Com todos cientes de suas obrigações é possível também estabelecer um planejamento adequado, formar canais claros de comunicação e manter informações atualizadas sobre os status do embarque.

Isso inclui desde fornecedores até os terminais portuários envolvidos na cadeia logística para que seja feito um esquema extremamente alinhado sobre os acordos de devolução do contêiner ou navio.

Adicional de flexibilidade 

Embora seja indispensável ter cada detalhe documentado em um bom planejamento, adicionar soluções flexíveis também faz parte da estratégia eficiente na hora de evitar a taxa de demurrage. 

Afinal, existem vários imprevistos, como condições climáticas adversas e interrupções de serviços por greves que causam atrasos inesperados no setor. O melhor caminho, neste caso, é incluir um plano mais flexível que ajuda a minimizar os impactos dessas situações. 

5. Fazer uma boa negociação de free time

Além de considerar a taxa de demurrage no planejamento e no contrato é interessante também fazer uma boa negociação de free time. Mas o que é exatamente isso? Vamos lá! O cálculo da demurrage é diário, em dólar, e considera do momento em que a carga chega até o porto até quando o contêiner foi devolvido. 

Dentro deste esquema, se torna muito comum que os preços sigam escalas após o que é chamado de “tempo livre”. É justamente o período negociável inicialmente em que o contratante pode usar o contêiner e devolvê-lo no final. Então, calcule bem a logística dos processos para que atrasos não comprometam a operação e já inclua eventuais gargalos.

6. Considerar a diferença entre demurrage e detention

Mais uma questão que evita o pagamento de taxas extras e que gera uma série de confusões nas operações é conhecer a diferença entre demurrage e detention. Na prática, a demurrage é a taxa que o importador deve pagar ao usar o contêiner fora do free time. 

O valor é calculado de maneira proporcional ao período utilizado e aplicado de acordo com a tabela da empresa marítima. Já no caso do detention, é uma cobrança que acontece quando o exportador supera o prazo estabelecido para a devolução do contêiner cheio definida em contrato.

Durante este processo, o exportador faz a retirada do contêiner vazio com a intenção de carregá-lo com sua mercadoria. Depois deve ser realizada a entrega no local combinado viabilizando o embarque e o transporte — e a multa é aplicada quando o prazo acordado deixa de ser devidamente cumprido.

7. Contar com a ajuda especializada

Fugir de taxas significativas no comércio exterior, como a demurrage, é uma tarefa bastante complexa que exige, além dos cuidados que listamos acima, experiência no mercado como agente logístico. Isso porque se um gestor se distancia de suas atividades para dar atenção às burocracias do setor, algumas questões podem ficar desassistidas e o trabalho não ter a mesma qualidade. 

Por meio de uma assessoria aduaneira completa, por exemplo, é possível assegurar o deferimento de todas as etapas, se concentrar 100% nas estratégias logísticas e elaborar a parte documental a partir de um eficiente desembaraço aduaneiro com emissão de registros, faturas, classificação fiscal de mercadorias, atendimento de projetos especiais, soluções de transportes, entre outros. 

Evitar a taxa de demurrage realmente exige uma operação bem elaborada e o auxílio de ajuda especializada para lidar com as minúcias presentes na logística do comércio exterior. Isso porque são pequenos descuidos que passam despercebidos, geram uma série de prejuízos e ainda acabam comprometendo a imagem da empresa com os clientes. 

Gostou das informações do artigo? Então aproveite e entre em contato com a Mart Group e conheça soluções personalizadas de assessoria aduaneira para evitar a taxa demurrage e outros prejuízos semelhantes.

Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *