Blog

Afinal, o que é peação de cargas e quando deve ser realizada?

A peação de cargas é uma excelente aliada para quem precisa solucionar o envio de mercadorias por longas distâncias marítimas. Este tipo de reforço na segurança acontece a partir da forma como os contêineres com os produtos do comércio exterior são fixados nas embarcações para que não se movam, mesmo se passarem por condições adversas.

No entanto, apesar de ser um processo extremamente eficiente, a peação de cargas também é complexa e exige uma série de cuidados prévios para que tudo aconteça conforme o planejado. Quer saber mais? Preparamos este artigo com detalhes sobre o assunto para que você tire todas as dúvidas. 

Acompanhe:

Entenda o que é peação de cargas

Em toda a movimentação logística existe preocupação com planejamentos que exigem o deslocamento de mercadorias de grandes dimensões. É exatamente para solucionar este tipo de desafio que a peação de cargas costuma ser bastante usada como forma de garantir a proteção dos itens enviados por vias marítimas

Trata-se de um processo bastante complexo recomendado em casos de modais de transporte que apresentam convés sem ponto de apoio e porões muito altos. Vale destacar ainda a necessidade de realizá-lo apenas com equipamentos adequados e profissionais experientes que conheçam as melhores estratégias. 

Veja como funciona o processo

Na prática, a peação de cargas consiste em fixar a mercadoria/contêiner no convés ou nos porões da embarcação usada no transporte. O principal objetivo é que mesmo em condições adversas durante o trajeto, como mudanças climáticas, que façam com que o mar se movimente mais, a carga permaneça segura na mesma posição. 

O processo precisa ser planejado antecipadamente para que tudo se encaixe conforme as características de cada tipo de carga e do modal escolhido. Além disso, a seleção dos equipamentos adequados interfere diretamente no sucesso da operação, principalmente, pela exigência de etapas bastante dinâmicas nos portos.

Veja a seguir os principais equipamentos usados na peação de cargas: 

  • cinta de amarração de carga;
  • esticadores;
  • talhas manuais de alavanca;
  • tirfor;
  • lingas de correntes com torqueadores (indicado em cargas de grande peso no convés);
  • fita de aço (mais comum nos Estados Unidos e na Europa);
  • dormentes de madeira;
  • lingas de cabo de aço;
  • manilhas;
  • grampos;
  • redes especiais. 

Procure por profissionais capacitados

O sucesso da peação de carga depende de várias decisões estratégicas tomadas em conjunto. Em função disso, o trabalho logístico de sua empresa precisa conhecer como será a atuação dos responsáveis pelo serviço para basear todos os preparativos de acordo com as exigências necessárias.

Isso porque entre as atividades importantes no processo está a checagem do tipo de contêiner indicado conforme a mercadoria e o plano para o carregamento. Além disso, no momento da peação, existe a possibilidade de fazer a ação tanto de forma manual quanto com equipamentos que devem ser ajustados previamente.

Caso não tenha carga suficiente na hora de preencher o container, acontece o preenchimento do espaço do piso com madeira. O objetivo, aqui, é evitar tombamentos por desequilíbrio de peso, o que pede a avaliação do profissional ao verificar a amarração, o travamento e as condições da peação durante a estufagem.

Certificação de mão de obra

Um dos pontos que deve ser prioridade é a certificação de mão de obra e dos insumos (cintas homologadas, laudos fotográficos, entre outros) dentro de um projeto que atenda todas as normas técnicas e requisitos exigidos pela legislação vigente. 

Especialmente no caso do transporte marítimo, este tipo de certificação representa a garantia de embarque pelo comandante do navio e o ideal é contar com um engenheiro experiente no mercado para fazer a lauda da operação. Veja abaixo alguns exemplos do que o profissional deve atestar: 

  • resistência dos materiais;
  • distribuição de peso;
  • condições do suporte das unidades de carga;
  • condições dos cabos;
  • correntes;
  • ferragens;
  • dimensões das embalagens;
  • fitas.

Considere os tipos de peação de cargas 

Outro fator que interfere diretamente no sucesso da peação de cargas é escolher o melhor sistema no momento de realizá-la. Existem diversas opções disponibilizadas na dinâmica do comércio exterior e se torna indispensável considerar o formato da mercadoria e o modal de transporte. 

Um dos mais usados é a amarração direta em que acontece a fixação direta da carga em pontos de ancoragem por meio de cintas ou correntes. Como resultado, fica simples organizar um transporte mais estabilizado, otimizado e de fácil ajuste caso seja necessário até chegar ao destino. 

Se destacam também a amarração em laço que envolve a carga com cintas ou correntes conectadas em um específico ponto de apoio e as cintas de amarração voltadas às cargas paletizadas ou fardadas que exigem etapas ainda mais ágeis. É válido, aqui, ter muito cuidado ao selecionar cintas com a resistência adequada ao peso da mercadoria. 

Formato da carga 

Durante a realização da peação, a carga precisa estar compactada em um formato adequado. Na prática, isso significa que o embalamento inicial dos produtos no armazenamento entra nas exigências estruturais do processo. Os containers costumam ser os mais usados, com destaque para os modelos flat rack e MAFI.

Mas em algumas situações, a peação acontece diretamente a bordo para cargas especiais, em mercadorias paletizadas, em porões altos ou em convés que não disponibilizam ponto de apoio dentro das normas exigidas. 

Entram ainda nos critérios de avaliação do melhor tipo de peação de cargas outros itens importantes. Veja abaixo: 

  • distância da viagem;
  • tipo de estrada ou condições do mar;
  • possíveis alterações climáticas;
  • presença de equipe treinada caso precise manusear as cargas;
  • exigências das normas e legislação. 

Legislação do transporte de cargas 

Existem muitas leis e diretrizes que guiam a movimentação de cargas e isso envolve pontos que devem ser seguidos obrigatoriamente na peação. No entanto, para identificar as orientações adequadas, será necessário primeiro definir as características das operações e, assim, fazer as pesquisas correspondentes. 

Por exemplo, a Norma Regulamentadora No. 11(NR-11) trata da segurança da carga nas movimentações, na armazenagem e no manuseio. Em relação às amarrações, ela especifica sobre a importância de garantir métodos e acessórios adequados de fixação e a realização de inspeções regulares. 

Outro ponto reforçado com bastante clareza envolve o respeito ao limite de peso das cargas que não deve exceder a capacidade máxima dos equipamentos utilizados. Tudo em conjunto com o andamento do trabalho feito somente por profissionais devidamente treinados e capacitados dentro das exigências de segurança e o uso de EPIs (Equipamento de Proteção Individual). 

Normas ABNT

Algumas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) tratam do uso de cintas têxteis na amarração de cargas. São elas a ABNT NBR 15883-2 e a ABNT NBR 15883-1 que, além dos requisitos essenciais para a segurança das cintas, ainda fornecem diretrizes bastante específicas sobre o cálculo de tensões. 

Vale considerar também as citações relacionadas ao Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) no transporte por vias rodoviárias. Os requisitos mínimos de segurança estão presentes na Resolução nº 945/2022, para amarração em veículos de carga que incluem resistência dos pontos de amarração e detalhes da maneira como a mercadoria deve ser fixada. 

Outras regras importantes

Para uma operação completamente estruturada em segurança e em conformidade legal é preciso mensurar todas as diretrizes que podem ser alcançadas. Em função disso, vá além do que cita especificamente as regras da peação ou amarração e avalie se existem também diretrizes com dados destinados às particularidades da mercadoria. 

Por exemplo, em movimentações de cargas perigosas, como líquidos inflamáveis, gases, substâncias corrosivas e substâncias tóxicas, a Lei nº 11.442/2007 determina que os condutores precisam receber treinamento específico e usar somente veículos adequados com suporte de segurança. 

De toda forma, as consultas precisam ser correspondentes às diretrizes legais voltadas ao modal e à carga transportada com a estrutura do sistema de peação. Seja rodoviário, marítimo, aéreo ou ferroviário. Todas as opções exigem um bom gerenciamento de riscos com manutenção preventiva dos equipamentos e testes prévios de visibilidade para montagem. 

Análise prévia de riscos 

Dentro da dinâmica reforçada de análises prévias de riscos feitas para a peação de cargas, o melhor caminho é criar um plano de contingência contra imprevistos. Cada tipo de operação oferece riscos particulares e deve ser mapeada de forma personalizada. Primeiro identifique as chances de falhas e o impacto causado na conclusão do transporte. 

Em seguida, estabeleça estratégias de prevenção e procedimentos a serem seguidos em cenários de contingência. O mais importante é que todos os envolvidos saibam exatamente o que fazer e estejam devidamente treinados em um método de boa comunicação. Caso a operação tenha desdobramentos complexos, simulados podem ser realizados como teste. 

Conheça as consequências da peação ruim

Além de danos à carga, que é o problema mais frequente quando o processo de peação não é feito adequadamente, existe ainda o risco de morte dos profissionais por quedas durante a movimentação ou acidentes com demais veículos. 

Sem contar que o manuseio de cargas sem os devidos cuidados pode comprometer os equipamentos usados, como carretas e guinchos. Então, é válido se atentar às opções de prestadores de serviços que realmente conhecem o seu tipo de mercadoria e são experientes no mercado.

Danos ao meio ambiente

E como fator agravante de uma operação de peação não planejada adequadamente, ainda pode acontecer uma série de danos ao meio ambiente. Afinal, dependendo do tipo de produto transportado, caso a amarração se desfaça, existe a chance de contaminar o solo, a água e o ar em diferentes proporções. 

Óleos e combustíveis, classificados na categoria de mercadorias perigosas, em situações de tombamentos ou vazamentos alcançam fontes de água e lençóis freáticos. O que, consequentemente, gera a liberação de gases poluentes e o desequilíbrio ecológico em longo prazo. 

Embalamento em madeira 

Uma boa maneira de garantir a segurança na peação de cargas e ainda trazer um conceito sustentável ao processo é usar embalagens de madeira, como pallets e caixas. Priorize no embalamento, que fica em contato direto com a carga (embalagem primária), madeira legal e certificada. 

Assim, fica mais simples ter resistência e estabilidade durante o transporte em conjunto com o preenchimento adequado dos espaços. Tudo com estratégias personalizadas na confecção das embalagens para realizar as operações de fixação necessárias durante o carregamento das mercadorias no modal. 

Conceito sustentável 

Quem está envolvido nas dinâmicas do comércio exterior sabe que adotar medidas que reduzem o impacto ambiental das operações é cada vez mais urgente. Realmente, sem os devidos cuidados nas decisões logísticas, sua empresa pode ser prejudicada no mercado por contribuir com práticas de contaminação e emissão de gases poluentes. 

Uma boa solução, neste caso, é basear o conceito de sua operação na sustentabilidade trazida pelo embalamento das cargas feito com material de madeira certificada e legal retirada do processo de manejo florestal. Trata-se de um processo de ecossistema ambiental em que árvores são cultivadas em pontos destinados à comercialização. 

Conte com ajuda especializada 

O funcionamento eficiente de uma operação que tem a peação de cargas como um dos pontos de segurança no transporte exige um conjunto de boas decisões. No fim das contas, tudo está diretamente relacionado, e uma falha, por mais insignificante que pareça em qualquer etapa do trabalho, vai surgir como um problema antes da finalização. 

Todos os níveis de complexidade podem ser simplificados quando o planejamento é feito desde o início com a ajuda de uma empresa especializada em embalamento e em soluções de trâmites adicionais referentes ao comércio exterior. Busque uma opção referência no mercado e que permita gerar um sistema de extrema segurança e qualidade diferenciada. 

Afinal, é válido reforçar que, assim como o time da montagem da peação precisa ser bem treinado como forma de evitar qualquer problema de segurança, os responsáveis pela estrutura da embalagem devem desenvolvê-la sob medida com o conhecimento dos desafios relacionados ao modal e as técnicas de amarração. 

A peação de cargas é uma operação que precisa de atenção especial da logística, mas quando bem planejada faz toda a diferença na segurança durante o trajeto em vias marítimas. O que, no fim das contas, representa entregas mais satisfatórias aos clientes, processos otimizados e o desenvolvimento de uma imagem positiva no mercado que contribui para se destacar da concorrência. 

Gostou de saber mais sobre o assunto? Então aproveite e preencha o formulário de contato no site da Mart Group para saber mais sobre os serviços personalizados relacionados à peação de cargas

*Este texto foi atualizado em 13/05/2025 para garantir sua relevância e qualidade.

Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *