Blog

Saiba o que é paletização e sua importância nos processos logísticos

A partir da padronização das operações, a paletização se transforma em uma excelente aliada da logística no comércio exterior. De fato, ao agrupar mercadorias e unificá-las neste tipo de sistema, fica mais simples otimizar espaços, aumentar os níveis de segurança e criar uma dinâmica de transporte eficiente. 

O grande segredo para aproveitar todos os benefícios relacionados, no entanto, está em escolher o modelo de paletização que mais se adequa aos seus produtos e as características do modal de transporte que será utilizado. Quer saber mais? Separamos nos tópicos abaixo informações indispensáveis sobre o assunto. 

Siga com a leitura! 

Entenda o que é paletização

A paletização consiste em agrupar cargas em cima de um palete para unificá-las e manuseá-las de maneira mais simples por meio de diferentes tipos de equipamentos. Desde o início do processo, tudo gira em torno de proteger ao máximo a mercadoria para entregá-la intacta até a chegada ao cliente. 

Vale destacar que a escolha correta do palete também é fundamental. Afinal, este tipo de plataforma horizontal é formada por tábuas que precisam proporcionar uma boa base de sustentação para que os garfos das empilhadeiras possam atuar na coleta e movimentação de toda a carga ao mesmo tempo. 

Conheça as principais vantagens relacionadas 

Com a paletização, os processos logísticos existentes no comércio exterior ganham em segurança e agilidade, especialmente, nos casos do transporte de grandes volumes de mercadorias. Os equipamentos de movimentação conseguem empilhar estrategicamente os produtos e reduzir o número de deslocamentos. 

Isso faz muita diferença nos embarques de modais marítimos, já que sem a paletização seria preciso ir e voltar várias vezes durante o carregamento em ações extremamente arriscadas. Sem contar o tempo perdido entre idas, vindas e a escolha do acondicionamento adequado antes de seguir a rota. 

Maior agilidade no fluxo das mercadorias 

Essa dinâmica acelera significativamente o fluxo das mercadorias em várias etapas, com destaque para a armazenagem e o transporte. A partir das movimentações no próprio armazém com o empilhamento em paletes, os produtos podem ser realocados com facilidade, ocupar menos espaço e cumprir as etapas atribuídas sem intercorrências de manuseios inadequados. 

Também vale usar o método de paletização como um aliado no controle de inventários. Quando as mercadorias estão organizadas sobre paletes, é possível exercer um controle rigoroso sobre cada item armazenado, simplificar inventários e otimizar estratégias logísticas. O que permite ao gestor, ciente da quantidade de volumes, já preparar boas estratégias de segurança.

Reforço da segurança

E questões de segurança realmente ganham destaque quando se fala na paletização de mercadorias na logística do comércio exterior. Ao agrupar as cargas nos paletes, é possível ter dispositivos adicionais de contenção, como filmes e cintas, usados para melhorar a fixação e proteger contra impactos inesperados.

Já no ambiente de armazenamento, as vantagens de segurança também são muito significativas. Isso porque evitam acidentes na circulação dos operadores por impedir movimentações individuais de grandes cargas. O que se estende ainda à solução dos problemas recorrentes com perdas de mercadorias ou dificuldade na identificação. 

Com cargas volumosas e sem identificação visível, encontrar um determinado item pode levar muito tempo. Assim, dentro do esquema da paletização com a otimização da superfície e o empilhamento bem realizado, a tarefa de busca se torna muito mais ágil e sem a necessidade de retirar as mercadorias do lugar. 

Pesquise os tipos de paletização 

Um dos grandes diferenciais da paletização é a versatilidade. O processo de armazenamento atende todos os setores com sistemas que podem ser escolhidos conforme as necessidades das cargas. Por este motivo, tomar boas decisões sobre a dinâmica realizada e o material do palete se torna essencial para a eficiência das etapas. 

Uma das mais comuns é a paletização manual. Como o próprio nome já diz, acontece manualmente ou com o auxílio de alguns equipamentos simples, como as empilhadeiras básicas ou paleteiras manuais. Costuma ser um sistema indicado de paletização em operações com baixo volume de movimentação. 

Paletização convencional 

Já a paletização convencional, chamada também de Porta-Pallets, representa um sistema mais versátil e dinâmico. Muito procurado por diferentes tipos de indústrias, ele consiste em usar estruturas de estantes que fornecem o acesso direto e de forma individual a cada palete armazenado estrategicamente. Pode ser usado por operações com grande variedade de produtos e que precisam de seletividade. O que, na prática, significa conseguir acessar rapidamente algum item armazenado sem precisar mover outros. 

Paletização compacta 

Este tipo de paletização é projetada especialmente para aumentar a densidade do armazenamento em um sistema que consegue reduzir o número de corredores. Existe em sua estrutura o sistema Drive-In em que são feitos fluxos específicos de retiradas e acesso ao local dos paletes.

Paletização dinâmica

O esquema de paletização dinâmica usa estantes com roletes ou trilhos que ficam inclinados e possibilitam que os pallets passem pelo percurso em deslizamento por gravidade. Com um lado de entrada e outro de saída. Funciona muito bem em produtos de alta rotatividade por colocar em movimento itens armazenados há mais tempo. 

Veja como acertar na escolha 

Existem alguns pontos que devem ser observados para acertar na escolha da paletização dentro da dinâmica do comércio exterior. Antes de mais nada, saiba que não existem regras, tudo deve ser avaliado de maneira personalizada conforme o tipo de mercadoria que será transportada, o modal e outros detalhes adicionais de segurança. 

Considere também questões como a quantidade de carga movimentada, a rotatividade do estoque, se o produto é frágil, de grandes extensões ou perecível e a disponibilidade de espaço durante o armazenamento. O melhor caminho é criar o planejamento com o palete como base no seu papel de embalagem responsável por compactar os itens. 

Diante disso, vale muito optar por modelos confeccionados em madeira legal e certificada que trazem versatilidade, durabilidade, reforço na segurança e conceitos sustentáveis. Ao contrário dos paletes de plástico, por exemplo, eles podem ser retornáveis e caso algo seja danificado, as substituições ocorrem de modo separado.

Agora você já sabe o que é paletização e qual a sua importância nos processos logísticos. Para que tudo aconteça da forma esperada, o segredo está em contar com a ajuda de uma empresa especializada na confecção de paletes de madeira que avalie minuciosamente a sua mercadoria e crie um projeto personalizado. Assim, os riscos são reduzidos significativamente e é possível impressionar os clientes em diferentes níveis. 

Gostou das informações do artigo? Então aproveite e leia também sobre 7 medidas de segurança no transporte de cargas para evitar prejuízos.

Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *