Blog

Afinal, automação industrial e IA ajudam ou ameaçam o gestor?

Existem diversos questionamentos em torno da automação industrial e do uso de Inteligência Artificial (IA) nos processos logísticos. De fato, são soluções revolucionárias que aplicam tecnologias avançadas na otimização de tarefas, na análise de dados, na eliminação de falhas e na redução de custos. 

Mas é importante lembrar que essas soluções precisam ser usadas adequadamente para que realmente gerem resultados positivos. Caso contrário, podem significar apenas um alto custo adicional na já complexa dinâmica do comércio exterior, gerando confusão nas rotinas do time de colaboradores e da gestão.

Quer saber mais? Vamos mostrar nos tópicos abaixo como funciona a automação industrial e a IA nas operações logísticas. Acompanhe: 

Entenda a automação industrial na logística

O processo de automação industrial voltado para a logística se refere à otimização de sistemas internos com o objetivo de aumentar produtividade, aprimorar condições de trabalho, eliminar tarefas repetitivas e simplificar ao máximo as decisões. Isso a partir de equipamentos e tecnologias segmentadas para a cadeia de suprimentos. 

As movimentações, aqui, interferem em questões consideradas simples, como na organização de mercadorias, até nas mais complexas voltadas para a gestão de rotas, estratégias de inventários e identificação de gargalos antes que os problemas se transformem em grandes prejuízos. 

Integração de diferentes áreas 

Dentro de trabalhos desafiadores em empresas que lidam com decisões voltadas para importação ou exportação, a automação industrial representa a possibilidade de atuar com hardwares, softwares inovadores, equipamentos específicos e outros maquinários eletromecânicos. 

Ela integra os segmentos de eletrônica, mecânica e tecnologia da informação (TI) e aumenta a competitividade das indústrias por meio do levantamento de dados atualizados. Além disso, também é indispensável para trazer mais produtividade aos processos industriais, já que reduz as chances de pausas inesperadas. 

Veja as vantagens relacionadas 

Um dos diferenciais da automação industrial é trazer mais autonomia aos processos logísticos, ao envio de mercadorias, às decisões de segurança e ao desenvolvimento de um padrão de qualidade. Porém, muitos gestores têm receio de que a automação industrial substitua o trabalho humano por máquinas.

Não se trata disso. O objetivo é realocar os colaboradores em ações mais estratégicas e menos repetitivas para aproveitar ao máximo o seu desempenho. Ao trabalhar com um time que recebe dados atualizados e confiáveis, surgem diversas vantagens que facilitam o dia a dia conforme acontece a distribuição de tarefas. 

Veja a seguir as principais: 

  • operações mais ágeis, eficientes e seguras;
  • redução estratégica de custos;
  • eliminação de paradas não programadas na produção;
  • menor números de erro e desperdícios;
  • processo de comércio exterior mais integrado com as necessidades de cada negociação.

Impacto da Inteligência Artificial 

Agora que você já sabe como a automação industrial é integrada ao trabalho da gestão logística, vamos falar sobre o impacto da Inteligência Artificial (IA) e se a união das duas inovações representa ajuda ou ameaça aos profissionais.

Mesmo com uma série de dúvidas e inseguranças relacionadas, novos modelos de negócios baseados em IA têm surgido cada vez mais no mercado. E o motivo disso é muito simples: análise rápida de um grande volume de dados capaz de fornecer insights valiosos e interromper processos problemáticos. 

O gestor que enfrenta a dinâmica avassaladora de normas presente no comércio exterior consegue, por exemplo, avaliar os riscos precisamente e entender os fatores que influenciam os resultados. 

Confira abaixo as principais formas de aplicar recursos da IA na logística e no comércio exterior: 

  • manutenção preditiva capaz de usar sensores para monitorar os serviços/máquinas em tempo real;
  • gestão de suprimentos com previsão de demandas e otimização de estoques;
  • gestão de qualidade a partir de algoritmos que enviam dados confiáveis e atualizados;
  • robótica que automatiza tarefas extensas e repetitivas com aumento de precisão e redução de erros.

Principais desafios 

Vale ficar de olho também nos desafios enfrentados na hora de trazer soluções inovadoras à dinâmica de trabalho. Afinal de contas, é preciso selecionar o que realmente faz sentido para sua operação e apresenta a capacidade de ajudar no andamento das tarefas. Saiba que qualquer tipo de ansiedade no processo pode ser prejudicial. 

Afinal, caso as escolhas não aconteçam de maneira consciente e estratégica, os serviços tecnológicos perdem a função em meio aos processos. O que transforma uma solução moderna em um potencializador de falhas capaz de tornar o fluxo de trabalho ainda mais complicado do que era anteriormente. 

É importante destacar que de nada adianta considerar as opções disponíveis de automação industrial e IA no mercado se elas não solucionarem os problemas logísticos de sua operação. Então, procure por ajuda de uma empresa especializada em logística internacional para definir o que é mais indicado e desenvolver projetos personalizados em todas as etapas.

As informações do artigo trouxeram reflexões? Aproveite e preencha o formulário de contato da Mart Group e conte com um suporte completo no desenvolvimento da logística do comércio exterior

Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *