Blog

Armazém alfandegado: o que considerar na busca pela melhor opção?

Ao montar a estratégia de importação e exportação, é indispensável buscar um armazém alfandegado eficiente para que a distribuição aconteça com praticidade. De fato, as etapas deste tipo de processo costumam levar tempo, mas se você está bem preparado logisticamente, não vai sofrer impactos nos prazos estipulados. 

Vale considerar que como existe uma alta complexidade em todas as decisões relacionadas, a possibilidade de reduzir custos em uma operação otimizada faz muita diferença nas negociações de mercado e na preservação da mercadoria. Sem contar que torna mais simples manter a qualidade e se destacar da concorrência. 

Quer saber mais? Vamos falar neste artigo sobre o que considerar na busca pela melhor opção de armazém alfandegado. 

Conheça as funções do armazém alfandegado 

Antes de entender o que considerar na busca pela melhor opção de armazém alfandegado, é preciso ressaltar as suas principais funções. Se trata do local onde as mercadorias de exportação e importação permanecem armazenadas enquanto acontece o processo de desembaraço alfandegário até a liberação completa pela Receita Federal. 

Este procedimento permite que o transporte entre os países seja feito de maneira muito mais rápida e assim que a mercadoria for liberada, ela já pode cumprir a sua trajetória logística planejada a partir do terminal. Vale ressaltar que toda carga que chega ao país e fica sob supervisão da alfândega é considerada automaticamente uma carga alfandegada. 

Pontos alfandegados em Zonas Primárias e Secundárias

Existem pontos alfandegados em Zonas Primárias que recebem este nome por serem os primeiros contatos entre o território nacional e o exterior. São eles os aeroportos, os portos e os pontos de fronteiras.

Já nas Zonas Secundárias, que representam locais sob controle aduaneiro em que não existe contato direto entre o território nacional e o exterior, os pontos alfandegados são os portos secos, o Centro Logístico e Industrial Aduaneiro (Clia) e o Recinto Especial para despacho Aduaneiro de Exportação (Redex). 

Agora, veja as principais questões que devem ser consideradas na busca por um eficiente armazém alfandegado. 

Priorize opções com localização estratégica

Como a mercadoria permanece neste tipo de local até que os trâmites legais sejam resolvidos, é preciso garantir que as necessidades logísticas da empresa recebam atenção especial. Afinal, de nada adianta ter um armazém alfandegado que atende bem às condições da carga, mas fica fora de mão no planejamento.

Busque, aqui, terminais que realmente cumpram o papel de facilitar os desafios logísticos e estejam dentro da rota prática de sua empresa e de qualquer desdobramento que tenha a chance de surgir. O foco deve ser contar com o máximo de terminais localizados em pontos estratégicos para se encaixarem em vários tipos de demandas.

Observe equipamentos e serviços que podem ser necessários 

A armazenagem alfandegada tende a ser bastante complexa em diferentes pontos. Por este motivo, se torna indispensável avaliar também a estrutura física do local escolhido, especialmente, se a sua carga for classificada como frágil ou apresentar necessidades específicas de conservação.

Selecione opções consideradas referências no mercado e que tenham equipamentos capazes de trazer excelentes resultados conforme o perfil das mercadorias e da empresa. Além disso, com um serviço completo à disposição, fica mais prático entender os próximos passos para criar soluções rápidas diante de imprevistos. 

Busque ajuda especializada no assunto

Não é segredo para ninguém que os processos logísticos de exportação e importação funcionam como um verdadeiro efeito dominó. Qualquer coisa que não esteja alinhada adequadamente, pode impactar todas as etapas seguintes. 

Dessa forma, mesmo que ter conhecimento teórico possa agilizar, o que faz diferença é contar com ajuda especializada de quem está habituado com as situações desafiadoras na prática. 

Procure por uma empresa que tenha estrutura completa em armazenagem alfandegada, seja referência em atendimento de qualidade e conheça os atalhos na hora de facilitar os processos burocráticos. Assim, você consegue se concentrar no que realmente importa nas negociações e ter mais controle na distribuição.

A armazenagem alfandegada é decisiva na preservação das cargas e na realização de um planejamento otimizado. Ao contar com uma empresa experiente e uma equipe especializada na nacionalização de produtos, é possível ter um plano logístico personalizado e identificar antecipadamente questões que podem causar atrasos nos processos. 

Gostou das informações apresentadas no artigo? Então compartilhe nas redes sociais para que os seus seguidores também saibam o que fazer ao procurarem por um armazém alfandegado.

Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *