Blog

Cadeia de suprimentos global: veja como criar uma operação otimizada

A cadeia de suprimentos global precisa de um planejamento para garantir a eficiência do negócio e a satisfação dos clientes. Tudo funciona como uma espécie de efeito dominó em que as decisões estão diretamente interligadas e o modelo de negócio precisa ser orientado pela demanda. 

O melhor caminho, em uma situação como essa, está em compreender exatamente quais são as principais deficiências de atuação em busca de garantir mais agilidade e versatilidade. Com isso, se torna mais simples encontrar os melhores parceiros, reduzir custos e adaptar o fluxo contínuo. 

Quer saber mais? Vamos mostrar neste artigo como funciona a cadeia de suprimentos global e como otimizá-la de forma prática. Acompanhe:

Entenda o que é a cadeia de suprimentos global

Trata-se de uma complexa rede de conexão que acontece por meio do fluxo contínuo de materiais, recursos e informações em diferentes proporções. O seu objetivo principal envolve garantir que os bens e serviços sejam entregues aos consumidores dentro de uma logística personalizada. 

Dessa forma, todos os elementos do sistema precisam estar interligados. O que passa por prestadores de serviços em um continente distante, armazéns posicionados em pontos estratégicos e consumidores finais em localidades completamente diferentes que precisam de todo um planejamento até o recebimento do produto. 

Recursos disponíveis 

O segredo por trás de implementar uma logística otimizada na sua dinâmica de trabalho é aproveitar da melhor maneira os recursos disponíveis. Com isso, a empresa consegue montar uma cadeia de suprimentos global com mão de obra especializada em diferentes países, matérias-primas em abundância e vantagens em questões de custos logísticos. 

Claro que são facilidades delimitadas dentro de regiões em que existe um maior número de relacionamentos no comércio exterior e que realmente vale a pena concentrar suas operações, já que a globalização permite manter relacionamentos versáteis e tecnológicos atualmente. 

Sem contar que ao desenvolver uma produção mais conectada dentro de uma rede considerada global, o aumento da competitividade se transforma em um grande diferencial competitivo de mercado e os consumidores desfrutam de mais opções de produtos a preços acessíveis.

Conheça as conexões do fluxo contínuo 

As conexões do fluxo contínuo da cadeia de suprimentos global são compostas por materiais, recursos e informações. Dentro desta proposta se enquadram os fornecedores de matéria-prima, as fábricas, os centros de distribuição, as transportadoras, os varejistas, os consumidores e os prestadores de serviço. 

Para que tudo funcione de maneira bem-sucedida, cada uma das partes precisa trabalhar de maneira integrada e com o mesmo objetivo de qualidade. O que representa a necessidade de agregar valor nas etapas de execução das tarefas, caprichar no cumprimento de prazos e criar um relacionamento de confiança em longo prazo. 

Realize uma gestão logística eficiente 

Quando se trata de logística no comércio exterior, muitas pessoas acabam confundindo as suas funções com o papel da cadeia de suprimentos. Saiba que são conceitos completamente distintos. Por exemplo, tudo o que se relaciona à cadeia de suprimentos trata de processos internos e externos e a gestão completa de setores. 

Já no caso da logística, é possível defini-la como uma parte da cadeia de suprimentos conectada de maneira específica ao transporte de materiais físicos e o controle do recebimento de clientes. O que inclui decisões de embalamento, melhor modal de envio, recursos de segurança, entre outros. 

Pesquise os tipos de cadeia de suprimentos global

Criar uma operação voltada para a cadeia de suprimentos bem feita exige uma comunicação sem ruídos. A ideia, aqui, é que exista eficiência de ponta a ponta para que o desempenho seja maximizado em todos os detalhes. E, diante disso, é preciso entender que existem quatro conceitos de cadeias de suprimentos no mercado. 

Veja mais a seguir:

Serviços

Entram os serviços no lugar de produtos físicos. Inclui normalmente setores logístico, de transporte, consultoria e prestações financeiras. 

Produtos 

Movimenta produtos físicos que vão desde matéria-prima até o produto final, como varejo, manufatura e indústrias de manufaturas. 

Global

São operações que funcionam em várias regiões geográficas e de múltiplos fornecedores, exatamente como acontece no comércio exterior. Existem também diferentes fabricantes, mercados e barreiras de idiomas e culturas. 

Reversa

Existe ainda a cadeia de suprimentos reversa em que o movimentos dos produtos volta ao fabricante em uma espécie de sistema de distribuição semelhante ao de recondicionamento ou descarte apropriado que visa manter o relacionamento positivo do cliente com a empresa. 

Faça uma gestão de riscos completa

Colocar todos os gargalos identificados na ponta do lápis, gerenciar com ferramentas tecnológicas os atrasos ou qualquer outro tipo de interrupção é fundamental para fazer uma boa gestão de riscos. O objetivo é promover o fluxo contínuo com qualidade de informações e visibilidade em tempo real aos envolvidos.

Isso permite rastrear e monitorar o que acontece nas etapas e entender quais as dificuldades realmente interferem no trabalho. Com o comércio exterior, por exemplo, é uma solução bastante vantajosa porque os custos se excedem por qualquer tipo de problema fora do planejamento inicial. 

De modo geral, a logística na cadeia de suprimentos global tem o papel de entregar mais satisfação ao serviço oferecido pela empresa e auxiliar no cumprimento de prazos. Este é um dos principais problemas relacionados ao envio de mercadorias por conta de questões burocráticas que desviam a atenção dos gestores por serem complexas e extensas. 

Conte com ajuda especializada 

Para otimizar a cadeia de suprimentos é preciso ter o controle de todos os detalhes da operação e ficar por dentro do que a empresa precisa para solucionar os principais gargalos. E a forma de fazer isso com eficiência é contar com a ajuda de uma empresa especializada em serviços completos de logística global. 

Assim, com uma perspectiva diferenciada sobre o assunto e ampla diante das mudanças do mercado, fica muito mais simples garantir eficiência e assegurar padrões elevados em transporte, armazenagem, distribuição, despacho aduaneiro e uma série de outras ações de ponta a ponta. 

Agora ficou claro como funciona a cadeia de suprimentos global e a melhor maneira de otimizá-la com ajuda especializada e ferramentas interessantes para o seu tipo de trabalho. O grande segredo, aqui, é saber quais são as dificuldades para em conjunto construir um plano eficiente de trabalho que faz toda a diferença em um mercado extremamente competitivo e cada vez mais exigente. 

Gostou das informações do artigo? Então aproveite e leia mais sobre como implementar uma dinâmica de gestão de riscos em sua logística de trabalho.

Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *