As negociações de cargas urgentes apresentam alguns desafios que exigem soluções estratégicas. Um dos principais, aqui, é encontrar o modal de transporte adequado conforme as particularidades do serviço. Na prática, esta escolha deve ser feita com base nos motivos que tornaram a mercadoria emergencial.
Mas vale ressaltar que fatores como a segurança do produto, as burocracias envolvidas na operação e os custos também interferem no planejamento. Afinal de contas, em demandas express é comum concentrar as preocupações apenas no tempo de chegada e negligenciar a importância das outras etapas.
Quer saber como escolher o melhor tipo de transporte para cargas urgentes? Confira as dicas que preparamos no texto a seguir:
Considere a segurança da carga
Além da capacidade de atender às necessidades do prazo, o modal escolhido para as cargas urgentes precisa priorizar a segurança. Realmente, de nada adianta chegar ao destino com agilidade se os produtos estiverem cheios de avarias e não puderem ser usados.
O melhor caminho é considerar as características da mercadoria e como garantir que ela sofra o mínimo de impacto possível durante o transporte. Dessa forma, tanto o importador quanto o exportador precisam ter atenção com alguns pontos. Veja a seguir:
- seguro de carga;
- utilização da embalagem correta;
- armazenamento adequado;
- questões que podem gerar possíveis atrasos;
- burocracias da operação;
- cobertura geográfica.
Vale citar ainda que a flexibilidade oferecida por alguns modais é um diferencial na escolha. Dependendo das exigências de cada situação, fica simples conseguir ajustes rápidos em rotas de transportes aéreos ou terrestres que já estão em planejamento e assim facilitar o andamento das negociações.
Identifique o que são as cargas urgentes
As cargas urgentes também são chamadas de express ou emergências nas especificações do comércio exterior e não se enquadram em categorias específicas. Isso porque o que define uma mercadoria como urgente é o objetivo de envio ou recebimento nas negociações e não as suas características.
Porém, existem alguns produtos que não podem passar muito tempo em transporte por serem perigosos ou perecíveis e automaticamente se transformam em emergenciais. Veja a seguir alguns exemplos de itens que costumam ser transportados como cargas de urgência:
- inflamáveis e perigosos;
- frágeis;
- produtos hospitalares;
- mercadorias confidenciais;
- produtos de laboratório;
- itens congelados ou resfriados;
- insumos e suprimentos específicos para linha de produção;
- autopeças;
- equipamentos e peças de reposição;
- produtos especiais e de alto valor agregado.
Avalie a possibilidade de rastreamento
Quando cargas urgentes chegam fora do prazo, diversos prejuízos podem acontecer e a confiança depositada no acordo comercial sofre impactos negativos. Diante disso, considere uma opção de modal que tenha rastreamento para alinhar as expectativas e organizar o processo de distribuição em detalhes.
O principal diferencial, em uma situação como essa, é o acompanhamento em tempo real da mercadoria. Assim, caso aconteça qualquer imprevisto, fica mais simples definir soluções pontuais. Sem contar que com as informações em mãos, existe a possibilidade de criar um processo padronizado focado em operações emergenciais.
Entenda qual é o modal mais recomendado
Cada opção de modal de transporte disponível na malha logística brasileira oferece vantagens e desafios. No entanto, a escolha depende da avaliação de quais funcionalidades vão atender às exigências de sua empresa durante o processo e aos limites do orçamento.
Por exemplo, o transporte marítimo é conhecido pela capacidade de grandes cargas, o terrestre se destaca em flexibilidade e o ferroviário apresenta custos reduzidos. Mas quando se trata de cargas urgentes, o transporte aéreo costuma ser o preferido nas negociações pela velocidade de deslocamento entre continentes e segurança.
Transporte aéreo
Em um mercado que trabalha com prazos super apertados, quem importa ou exporta uma carga urgente entende que será preciso adotar processos complexos e eficientes para que tudo saia como o planejado. E, neste caso, os dados estruturais do transporte aéreo são realmente impressionantes.
Por exemplo, os aviões de transporte de carga suportam cerca de 250 toneladas em velocidades que variam entre 203 km/h e 278 km/h. São diferenças bem significativas quando comparamos com os modais terrestres, já que um caminhão de altas cargas consegue transitar apenas com 74 toneladas.
Segurança
Outro ponto de destaque no modal aéreo é o reforço da segurança. De fato, além das chances de furtos e avarias reduzidas, o formato ainda se beneficia do controle de tráfego aéreo, bem diferente da ausência de monitoramento nas estradas.
Tudo acontece longe de possíveis manifestações, acidentes que paralisam as vias e em viagens otimizadas que são facilitadas pela localização estratégica de aeroportos em praticamente todos os centros urbanos.
Valores
Mas é claro que com tantas vantagens, o modal aéreo tem diferenças significativas de valores em relação às outras opções. Entre os principais motivos do custo mais elevado estão a rapidez do serviço, a infraestrutura complexa, o espaço limitado quando comparado com navios, por exemplo, os preços de combustíveis e de manutenção e o cumprimento das regulamentações de segurança.
Considere a tecnologia envolvida
Hoje em dia, a tecnologia é considerada indispensável em movimentações logísticas e no caso das cargas urgentes se torna ainda mais necessária. Em função disso, procure por opções de softwares e ferramentas que trabalhem na otimização do processo de entrega e facilitem a comunicação entre todas as partes envolvidas na negociação.
Conte com a ajuda de agentes logísticos
Ainda que o modal aéreo seja o mais indicado para cargas urgentes, vários fatores devem ser considerados na hora da escolha. Um bom exemplo disso é se o trajeto da mercadoria exigir urgência, mas estiver dentro de uma rota acessível, a flexibilidade do transporte terrestre também se torna interessante.
Por este motivo, é importante contar com a ajuda de uma empresa especializada no assunto que disponibilize agentes logísticos para traçar planos de sucesso. Vale mencionar que profissionais experientes também conseguem lidar com burocracias rapidamente, o que faz toda a diferença nas operações emergenciais.
Agora você já sabe como funciona o transporte de cargas urgentes e a melhor forma de tornar este processo mais dinâmico, eficiente e seguro. Em conjunto com uma empresa experiente no segmento, o orçamento disponível é usado estrategicamente com foco nos objetivos da negociação e na tranquilidade de ter uma assistência completa, caso algo fuja do esperado. Gostou das informações do artigo? Então aproveite e assine nossa Newsletter para receber outras dicas essenciais sobre temáticas logísticas.