Blog

Centro de distribuição: entenda o que é e suas principais vantagens!

A principal função da logística internacional é garantir que as mercadorias do comércio exterior cheguem ao destino com eficiência e sem custos excedentes. Para isso, o centro de distribuição traz uma série de vantagens por agilizar as operações, aumentar a segurança nas movimentações e direcionar os detalhes corretamente. 

Em um setor tão complexo como o que envolve importações e exportações, qualquer tipo de falha se transforma em um verdadeiro efeito dominó e compromete os resultados. Então, é válido entender como escolher um centro de distribuição conforme as necessidades das cargas transportadas e as particularidades dos contratos. 

Quer saber mais? Siga com a leitura do artigo!

Entenda como funciona o centro de distribuição

O centro de distribuição, também chamado com frequência no mercado de CD, representa um ambiente específico de armazenamento e despacho de mercadorias. Muito usado nas estratégias logísticas do comércio exterior, se torna fundamental que sua localização seja determinada com base em facilitar as dinâmicas de transporte. 

Na maioria dos casos, os CDs são usados por empresas que não contam com espaço físico para manter um local próprio de armazenamento. O que significa que é indispensável ter uma área extensa capaz de receber grandes volumes sem comprometer a integridade das categorias mais sensíveis.

O diferencial gira em torno de compreender que tão importante quanto promover o transporte seguro é criar uma dinâmica de distribuição econômica e inteligente. Assim, uma das etapas mais complexas da operação passa a ser mais ágil e os gestores podem se dedicar ao acompanhamento de outras tarefas.

Veja os serviços disponíveis

A dinâmica de um centro de distribuição é bem completa e versátil. Para que seja possível receber diversas modalidades de cargas e mantê-las de forma íntegra, a estrutura do local disponibiliza empilhadeiras, porta-pallets e guindastes. Inclusive, todos os colaboradores devem estar devidamente habilitados na hora de conduzir este tipo de equipamento.

Veja abaixo alguns exemplos dos serviços do CD: 

Recebimento de produtos

O momento de receber produtos no centro de distribuição é um dos mais importantes dentro do planejamento de envio e movimentação de cargas. A equipe precisa, em uma situação como essa, estar completamente disponível para atuar no gerenciamento dos produtos, principalmente do descarregamento.

Movimentação de mercadorias 

Depois da etapa de descarregamento, as mercadorias são movimentadas no CD de acordo com as orientações passadas pela empresa contratante do serviço. Antes de iniciar o armazenamento, acontece a conferência de cada um dos itens que segue a ordem de compra ou a Nota Fiscal de transporte para evitar qualquer tipo de extravio. 

Armazenamento 

A função do Centro de Distribuição é criar uma estrutura moderna e eficiente para que as mercadorias não fiquem armazenadas por muito tempo. Dentro deste princípio de trabalho, é importante adotar métodos de endereçamento logístico com foco em facilitar a identificação das cargas no momento em que a expedição será realizada. 

Separação

Já na etapa de separação, o time de colaboradores deve trabalhar com o máximo de atenção. Afinal, mesmo que existam uma série de técnicas extras que auxiliam na identificação dos produtos, a maioria dos locais trabalha com a dinâmica manual. O que exige um processo mais detalhado na verificação de tamanho, volume e fragilidade. 

Expedição

O setor da expedição atua sempre com urgência nas ações por anteceder exatamente o carregamento das mercadorias. Como ele acontece antes da distribuição, qualquer tipo de falha compromete toda a realização do trabalho e, por este motivo, os cuidados de manuseio são redobrados. 

Pesquise as principais vantagens do centro de distribuição

Contar com o serviço de um CD na sua atuação com o comércio exterior é um grande diferencial na eficiência operacional. Mas uma das vantagens mais significativas de terceirizar este tipo de função envolve realmente os custos. Isso porque montar um espaço de carga, descarga e armazenagem exige um grande número de pessoal e manutenção. 

Dessa forma, além da economia de gastos e otimização de etapas, a contratação de um Centro de Distribuição interfere ainda no aumento de lucros da empresa, já que os valores de custo dos produtos consideram uma série de despesas ocasionadas pelo excesso de esforço logístico e dificuldades de manutenção do estoque. 

Políticas de segurança 

O ambiente do Centro de Distribuição se destaca pelo desenvolvimento de políticas de seguranças específicas conforme as exigências do mercado do comércio exterior. Além da presença das câmeras de monitoramento e dos extintores de incêndio que são obrigatórios em qualquer tipo de armazenamento, existem registros e controles minuciosos.

O Centro de distribuição aumenta os níveis de proteção e melhora o gerenciamento dos produtos. No entanto, acima de tudo isso, se apresenta como uma excelente solução para trabalhar a imagem de forma positiva. Procure pela ajuda de uma empresa especializada no assunto que conheça os segredos por trás das burocracia do setor e tenha um ambiente de armazenamento personalizado. 

Gostou das informações do artigo? Então aproveite e assine nossa Newsletter e fique por dentro de assuntos imperdíveis sobre logística no comércio exterior.

Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *