Blog

Logística portuária: 8 tendências que prometem movimentar o setor

A logística portuária é um setor extremamente desafiador que exige soluções rápidas para que tudo aconteça conforme o esperado. É justamente por isso que cada vez mais tendências de tecnologias e serviços especiais se destacam em meio a fiscalizações rigorosas e a dificuldade de manter a competitividade.

O melhor caminho na busca por uma operação dinâmica e que alcance a redução de custos sem perder em qualidade é compreender o que realmente faz a diferença para os gargalos internos já identificados. Por este motivo, vamos mostrar neste artigo 8 tendências de logística portuária que prometem motivar o segmento. 

Acompanhe a leitura:

1. Sistemas de automação

Os sistemas de automação estão cada vez mais em alta na logística portuária por aumentarem de maneira significativa a eficiência operacional, eliminar tarefas repetitivas e indicar os pontos que geram desperdícios. Entre os principais exemplos estão o Internet of Things (IoT), o RFID (Radio-Frequency Identification), as balanças automatizadas e o gerenciamento de terminais e veículos autoguiados. 

2. Fornecedores sustentáveis 

Outra pauta considerada urgente neste tipo de mercado é o relacionamento com fornecedores sustentáveis. Comece o planejamento com ética ambiental justamente pela garantia de receber matéria-prima de empresas que tenham o compromisso de causar menos danos, participem de campanhas relacionadas e criem uma verdadeira força-tarefa até mesmo nas pequenas ações no dia a dia. 

3. Logística Door to Door

Quem conhece a rotina de embarque e desembarque de mercadorias em um porto sabe o quanto é complexo garantir que cada uma das exigências seja cumprida. Diante disso, a logística Door to Door, de forma personalizada e tecnológica, se destaca por facilitar os processos a partir da realização do trabalho com um único operador que realiza a coleta da carga na origem, cuida do transporte ao destino e entrega ao destinatário.

4. Conteinerização 

A conteinerização, que permite usar uma série de contêineres padronizados no transporte de cargas, transformou o segmento logístico e a distribuição global de suprimentos. Isso porque comporta estrategicamente grandes quantidades de mercadoria de forma segura, se encaixa perfeitamente no modal portuário e ainda traz benefícios, como aumento da produtividade, facilidade na movimentação, mais eficiência logística e menor custo.

5. Integração de dados

O papel da integração de dados é usar a tecnologia para trazer uma visão mais ampla da logística portuária. Com isso, tanto os gargalos quanto às oportunidades de melhorias são identificados de maneira rápida, o que evita perder tempo com a aplicação de estratégias equivocadas ou tomar decisões sem o devido conhecimento das particularidades de cada operação relacionada. 

6. Carga projeto

Se classifica como uma carga projeto toda mercadoria que não está dentro dos padrões de dimensão e peso considerados tradicionais para serem transportadas nos contêineres. O que torna necessário um transporte personalizado com soluções desenvolvidas com ajuda de um serviço experiente no assunto e uma infraestrutura geográfica diferenciada repleta de oportunidades estratégicas. 

7. Análise de dados em tempo real

O monitoramento de informações em tempo real é um diferencial e tanto na logística portuária atualmente. Afinal de contas, quanto mais rápido um problema na trajetória da mercadoria for identificado, menor será o dano causado ao resultado da operação. Por meio de ferramentas baseadas em Big Data e Analytics, a empresa consegue não apenas entender o transporte, mas também as etapas logísticas como um todo e tomar boas decisões.

8. Digitalização na logística portuária

Já a digitalização gira em torno de transformar todo o sistema de trabalho em um porto sem papel. Como reforço à questão da sustentabilidade citada sobre fornecedores, por exemplo, entra aqui a possibilidade de usar a digitalização para reduzir a emissão de carbono. Sem contar que câmeras e sensores avançados detectam de forma precoce falhas ou possíveis ameaças à segurança. 

Agora você já conhece as principais tendências em logística portuária. Muitas das soluções citadas já são usadas no dia a dia do segmento e trazem excelentes resultados para quem precisa se destacar em eficiência e cumprimento de prazos. No entanto, antes de tomar decisões, é válido identificar o que realmente se encaixa com os desafios enfrentados pela sua operação no transporte de mercadorias e contar com ajuda especializada. 

Gostou das informações do artigo? Então aproveite e leia também sobre o que é logística integrada e o seu papel no comércio exterior.

Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *