As soluções de tecnologia em logística transformam a maneira de atuar no mercado a cada dia e respondem por uma parte muito significativa do processo produtivo. De fato, ao deixá-las de lado, a falta de eficiência gera uma bola de neve de falhas e, consequentemente, compromete a imagem junto aos clientes.
O melhor caminho, neste caso, é avaliar o funcionamento logístico de maneira abrangente para identificar quais são os pontos que podem ser otimizados. Assim, a empresa consegue investir em soluções estratégicas que fazem sentido dentro dos seus objetivos no dia a dia e preservam o equilíbrio financeiro em longo prazo.
Quer saber mais? Vamos mostrar neste artigo 7 soluções em tecnologia logística para otimizar as operações. Acompanhe:
1. Softwares para gerenciamento de armazéns
O gerenciamento de armazéns costuma ser um desafio constante no transporte de mercadorias e a tecnologia traz diversas contribuições neste quesito. Um dos principais são os softwares específicos de gestão que trazem cada vez mais eficiência nas etapas logísticas e nos resultados do comércio exterior.
Com foco em otimizar a produtividade em armazéns e centros de distribuição a partir do controle na entrada e saída de ítens, separação, expedição e entrega, este tipo de ferramenta executa uma série de funções e ajuda a adotar os sistemas FIFO e LIFO. Isso traz um olhar mais abrangente sobre uma série de pontos. Veja os principais:
- recursos disponíveis na empresa;
- artigos que precisam de estratégias específicas de negociações;
- otimização de fluxos;
- identificação de itens armazenados rapidamente;
- melhora na experiência do cliente com informações em tempo real;
- gestão de risco;
- cumprimento de prazos com excelência.
2. Recursos com Sistemas de Posicionamento Global (GPS)
Este tipo de tecnologia em logística está em alta no mercado por auxiliar na busca das melhores rotas de acordo com o objetivo em cada operação e trazer mais agilidade. Afinal de contas, atualmente o nível de precisão dos sistemas que usam satélites para transmitir sinais de veículos e mercadorias é altíssimo.
Se contar que algumas ferramentas de GPS trazem informações completas que avaliam as condições de segurança do trajeto, o trânsito, se é favorável para o modal de transporte escolhido, entre outros. Tudo isso com o objetivo de criar um monitoramento diferenciado de acompanhamento e tomar decisões estratégicas rapidamente diante de imprevistos.
3. Locker na tecnologia em logística
Já o locker é uma solução tecnológica que ganhou muita força no mercado durante o isolamento social causado pela pandemia do Covid-19 e veio para ficar. Na prática, se trata de um facilitador que permite aos compradores retirarem suas entregas no prazo e na hora que desejarem com bastante autonomia.
O local funciona como uma espécie de caixa postal destinada a guardar as encomendas com segurança até que o responsável vá buscá-las. Alguns espaços, inclusive, ficam disponíveis durante 24 horas todos os dias da semana. A versatilidade também é outro ponto interessante, já que são personalizados e os processos automatizados.
4. Soluções de rastreamento
Diante da imensa responsabilidade de lidar com cargas em trajetos globais, é praticamente impossível atuar sem soluções de rastreamento. É exatamente por isso que tecnologias de rastreamento cada vez mais avançadas surgem no mercado e são usadas para incrementar a experiência dos clientes.
Este tipo de recurso integra o sistema de armazenagem dos produtos com as principais estratégias de gestão da empresa a partir de uma série de funcionalidades, como GPS, RFID, telemetria, radiofrequência e softwares de gestão. Além do mais, registram informações adicionais sobre os itens, trajetos, destinos e outras referências.
5. Transportation Management System (TMS)
O Transportation Management System (TMS) se refere ao Sistema de Gerenciamento de Transporte que usa a tecnologia em logística para planejar, otimizar e executar a movimentação de mercadorias e acompanhar a conformidade da remessa.
Este tipo de ferramenta também atua na verificação da documentação adequada e faz parte de um sistema de gerenciamento de cadeia de suprimentos (SCM) maior. Um dos seus principais diferenciais é a possibilidade de trazer dados atualizados e confiáveis.
Como resultado, a empresa consegue organizar melhor os ambientes internamente e oferecer diferentes tipos de serviços por reconhecer quais são os seus pontos fortes por meio de evitar extravios e um relatório de entregas impecável.
Veja a seguir outras vantagens:
- visualização detalhada do faturamento e do faturamento de recebimento;
- ampla visualização dos embarques da coleta até a entrega;
- ajuda no processo de recebimento do frete;
- otimiza as negociações;
- cadastro das tarifas e das taxas;
- controle das operações disponível em todos os setores;
- controle financeiro.
6. Computação em nuvem
Também chamada de Cloud Computing, a computação em nuvem se refere à disponibilidade de armazenamento de dados sob demanda em sistemas de computação. Aqui, todos os arquivos podem ser acessados de maneira remota e online por qualquer pessoa autorizada em diferentes tipos de dispositivos.
Entre os principais benefícios relacionados estão a maior praticidade e rapidez na consulta de informações, reforço na segurança dos dados, redução de custos com TI, facilidades no compartilhamento de relatórios entre diferentes setores e ganhos em produtividade e autonomia aos colaboradores.
7. Aplicativos para frete
Os aplicativos de frete caíram nas graças de vários setores logísticos por permitir criar uma verdadeira rede de contato com profissionais que trabalham com transporte e entrega de produtos. E como neste tipo de mercado conhecimento nunca é demais, sempre vale ficar de olho nos serviços disponíveis para usá-los quando for necessário.
De modo geral, a conexão do serviço é feita entre caminhoneiros autônomos e empresas que precisam de entregas. Algumas plataformas mais completas incluem recursos de bate-papo e localização dos usuários. No entanto, é possível alterar suas preferências para negociar outros tipos de solicitações.
Vale destacar, ainda, os softwares que organizam as escalas de trabalho. Eles dão atenção especial ao fator humano no desempenho do time e permitem trocar informações de maneira dinâmica em todos os estágios do trabalho com a intenção de coordenar melhor o planejamento e se antecipar aos problemas.
Agora você já sabe como a tecnologia em logística impacta a realização do trabalho no setor. O mais importante é entender as necessidades da empresa e buscar investimentos em ferramentas que possam trazer soluções para problemas que causam prejuízos frequentes. Com isso, fica muito mais simples crescer no segmento, padronizar processos internos e se destacar da concorrência.
Gostou das informações do artigo? Então aproveite e leia também sobre o que é Freight Forwarder e como este profissional pode ajudar com a tecnologia em logística.