Blog

Carga aérea: veja 8 vantagens e desvantagens deste tipo de modal

O transporte de carga aérea é feito por meio de aviões comerciais ou cargueiros e costuma ser bastante rápido e seguro. No entanto, trata-se de uma modalidade que não se aplica a todos os modelos de mercadorias e apresenta uma série de limitações que devem ser consideradas na logística para tomar as melhores decisões. 

A principal estratégia, neste caso, é ficar por dentro das vantagens e desvantagens deste tipo de modal com a intenção de identificar em quais momentos ele realmente vai trazer diferenciais competitivos ao seu negócio. Ficou interessado? É exatamente sobre isso o tema deste artigo. 

Continue a leitura e veja 8 vantagens e desvantagens da carga área. 

1. Agilidade de chegada ao destino

Para quem tem urgência na hora de transportar mercadorias, o modal aéreo é realmente o mais indicado pela agilidade de chegada ao destino. De acordo com o tipo de carga e a rota específica, o recebimento pode acontecer até mesmo em algumas horas. O que faz toda a diferença como vantagem para empresas que desejam se destacar da concorrência e cumprir prazos urgentes no mercado internacional. 

2. Diferenciais em eficiência 

Por conta da própria estrutura das aeronaves que realizam este tipo de transporte, as cargas mais frágeis ficam melhores acomodadas e sofrem menores riscos de danos. Isso porque, em comparação com os modais marítimos, por exemplo, não existe espaço suficiente para movimentações bruscas, o que torna o trabalho logístico menos complexo de modo geral.

3. Maior segurança 

E por falar em redução de riscos, a segurança é uma das principais vantagens ao escolher o modal aéreo. Afinal, mesmo que sejam tomados todos os cuidados necessários no transporte rodoviário, as condições das estradas podem variar com muita frequência. O que não acontece no tráfego aéreo que é baseado em estabilidade, tem números de furtos e extravios muitos baixos e poucas probabilidades de acidentes.

4. Cuidado especial com a carga aérea 

Outro benefício interessante é a possibilidade de criar embalagens mais práticas e alinhadas com as necessidades dos produtos. Isso porque a partir do bom posicionamento das cargas nos aviões e do pouco manuseio no trajeto, as embalagens não precisam ser tão reforçadas. Sem contar que o aviso de “frágil” no produto costuma ser fielmente respeitado.

5. Alto custo surge como desvantagem

Agora vamos falar sobre as principais desvantagens envolvidas no transporte de carga aérea. Uma delas é o alto custo das operações que acontece por uma série de motivos, como o consumo acelerado de combustível, as necessidades rigorosas de manutenção, os custos relacionados aos impostos, seguros e taxas

6. Baixa capacidade de carga

Mais uma questão que costuma restringir bastante a escolha do transporte por modal aéreo é a baixa capacidade de carga. Ainda que seja um avião cargueiro, o espaço disponível não chega nem perto do que existe em navios ou trens, por exemplo. E como agravante acontece um controle bastante rígido no setor que proíbe o uso indiscriminado de aeronaves somente para o transporte de cargas.

7. Restrição no transporte

Como o espaço de transporte nas aeronaves é reduzido, torna-se completamente inviável o envio de cargas a granel. Dessa forma, quem lida com minérios, grãos, químicos e petróleos precisa encontrar uma opção que ofereça melhor custo-benefício e permita uma logística de envio com maior volume de mercadorias.

8. Frete elevado e impacto ambiental 

O frete elevado no envio da carga aérea é uma questão que faz com que muitas empresas nem considerem esta opção de transporte. Realmente, ele costuma ser mais alto do que o dos outros modais e assusta ao enviar as propostas. Vale destacar também na lista de desvantagens, o impacto ambiental causado pelos aviões que têm índices elevados tanto em relação à poluição atmosférica quanto à sonora.

Agora você já sabe quais são as vantagens e desvantagens do transporte de carga aérea. É uma opção que precisa ser avaliada cuidadosamente conforme as particularidades de cada operação e as exigências da mercadoria para definir se os benefícios apresentados se sobrepõem aos problemas que podem acabar complicando as decisões logísticas. 

Gostou das informações do artigo? Então aproveite e leia também sobre como escolher o melhor tipo de modal de transporte para cargas urgentes.

Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *