Cada detalhe importa durante uma operação de transporte para que os prazos sejam cumpridos e a qualidade do serviço se destaque. Diante disso, adotar um sistema de roteirização de cargas se transforma em uma excelente estratégia para centralizar os dados, otimizar os resultados e gerar mais segurança.
Tudo isso porque se trata de uma tecnologia baseada em algoritmos avançados que planeja os melhores trajetos de acordo com as prioridades da empresa. Mas vai muito além disso. Com o recurso disponível, fica mais simples também identificar falhas recorrentes, eliminar tarefas burocráticas e ter colaboradores motivados.
Quer saber mais? Vamos mostrar neste artigo a importância da roteirização de cargas e como usá-la na agilização de processos. Acompanhe:
Entenda o sistema de roteirização de cargas
O sistema de roteirização de cargas usa uma série de algoritmos avançados para planejar os trajetos de entrega da maneira mais eficiente possível. Este tipo de recurso traz soluções logísticas que podem ser personalizadas de acordo com gargalos frequentes identificados na dinâmica de trabalho e dados levantados por tecnologia.
Diante de um mercado que cresce constantemente e exige a valorização de cada minuto de trabalho, se torna fundamental evitar que sua equipe precise repetir tarefas burocráticas e trabalhosas, como a roteirização de cargas manuais. A partir da otimização da operação, fica mais simples superar as expectativas, cumprir prazos e reduzir custos.
Combinação de fatores
O bom uso do sistema prioriza selecionar o melhor percurso para o transporte e a coleta das mercadorias. Isso leva em consideração não apenas o tempo de chegada até o destino, mas também uma combinação de fatores. Entre os principais estão o custo total da atividade, o tempo necessário de conclusão e a opção mais segura disponível.
Caso a roteirização de cargas seja pelo modal rodoviário, por exemplo, existem ainda outros fatores que precisam ser avaliados de acordo com os objetivos da operação para que o sistema otimizado monte um cronograma estratégico baseado em algumas particularidades. Veja a seguir:
- horários específicos de cada de retirada e embarque de cargas;
- características da mercadoria transportada;
- área geográfica de deslocamento dos veículos;
- nível de tráfego nas vias;
- jornada de trabalho dos motoristas;
- custos de pedágios e outras taxas.
Processos logísticos
Na verdade, nos processos logísticos envolvidos em cadeias de suprimentos acontece uma espécie de efeito dominó em que tudo está diretamente relacionado. O que significa que qualquer erro, por menor que seja, vai impactar de maneira negativa a qualidade da entrega e a experiência dos clientes. O diferencial, neste caso, está em compreender que a roteirização de cargas deve entrar logo no início da organização do planejamento.
Este tipo de medida, quando trabalhada com antecedência, permite fazer uma gestão de possíveis riscos baseadas nos feedbacks de colaboradores que são habituados a fazerem as rotas consideradas críticas. Com isso, toda a dinâmica de prazo ganha o reforço de atuar de maneira mais folgada pela possibilidade de contar com o plano B contra imprevistos, caso seja necessário.
Redução de custos
Problemas com rotas mal calculadas vão além do tempo ocioso no trânsito, do não cumprimento de prazos e da possibilidade de causar acidentes. Imagine só que por um descuido de um colaborador inexperiente, ao roteirizar o trajeto manualmente, toda a mercadoria transportada seja perdida em uma colisão.
Além da questão relacionada aos problemas com a entrega que não chegará ao destino, claro, ainda tem o valor do material para a empresa e, em algumas situações, podem existir outros agravantes. Como em batidas com vítimas pela conduta equivocada de quem dirige de maneira imprudente e recebe multas de trânsito que geram mais despesas.
Tudo entra nesta análise, desde os valores gastos com combustível até o tempo em que a equipe ficará parada durante a movimentação de descarregamento no local indicado. Como consequência, o uso inteligente desse tipo de recurso ajuda na conscientização dos colaboradores e na construção da imagem da empresa.
Gestão de dados e informações
O que acontece é que a roteirização de cargas faz parte de um ponto que é muito mais complexo dentro do planejamento e do funcionamento logístico do que parece superficialmente. E como grandes operações exigem o estudo de milhares de informações, a otimização permite que a equipe se concentre mais em produtividade.
Outro ponto está na chance de centralizar dados cruciais no planejamento das rotas a partir da tecnologia e isso faz com que as entregas aconteçam com notícias atualizadas sobre as vias. O que significa que o motorista será avisado em tempo real caso aconteça algum acidente relevante no percurso ou uma obra impeça o trânsito de circular.
Escolha a tecnologia adequada
Existem muitas opções disponíveis de softwares de roteirização de cargas no mercado. Para encontrar algo que realmente vai aprimorar o funcionamento deste setor em sua empresa e impactar positivamente as outras áreas logísticas, não basta escolher apenas por questões de preço e modernidade.
O que mais conta, aqui, é entender qual tipo de recurso disponível vai realmente auxiliar os colaboradores nos desafios apresentados na dinâmica do dia a dia. Pode acontecer de investimentos altos em tecnologias ultramodernas acabarem com várias ferramentas paradas por não se encaixarem com os problemas internos.
Então, antes de tomar qualquer tipo de decisão, se informe sobre o que está em alta no mercado mas, acima de tudo, entenda o custo-benefício. Vale também mapear os principais gargalos relacionados às entregas com foco em melhorar a produtividade baseado no feedback recebido diretamente dos colaboradores.
Crie padrões de qualidade
E em conjunto com a eficiência trazida pela tecnologia implementada na roteirização de cargas, é muito importante criar padrões de qualidade em todas as etapas da operação. Isso deve ser visto no desenvolvimento do que está diretamente ligado a boa estrutura da movimentação das mercadorias, como o uso de embalagens personalizadas.
O ideal é aproveitar estrategicamente os espaços internos para manter a boa acomodação, mas também evitar movimentações indesejadas no embalamento. A partir das características do modal escolhido, do nível de sensibilidade dos produtos e do que vai otimizar o trabalho dos carregadores, será mais prático montar algo adaptado e sustentável na medida.
A roteirização de cargas é uma tecnologia indispensável na dinâmica de transporte do mercado atual. Em um cenário cada vez mais desafiador no qual a excelência deve ser destaque em todas as etapas logísticas, vale contar com a ajuda de empresas experientes no assunto para, a partir disso, personalizar o padrão de qualidade. Especialmente no caso das embalagens que representam o primeiro passo em segurança e eficiência.
Gostou das informações do artigo? Então aproveite e acesse agora mesmo os serviços personalizados de embalagens disponíveis no site da Mart Group.