Blog

Entenda o que é estufagem de container e como otimizar o processo!

Na dinâmica criteriosa que envolve o transporte de cargas no comércio exterior, existem soluções que são indispensáveis no aumento da segurança. Uma das principais visa compreender o que é estufagem de container para eliminar estrategicamente espaços vazios nos recipientes e evitar deslocamentos internos desnecessários. 

Mas não pense que basta preencher todo o container para simplesmente enviá-lo com sucesso até o destino. É preciso, aqui, detalhar previamente o processo de acordo com as características de cada mercadoria, pontuar os riscos de danos relacionados ao modal escolhido e contar com ajuda especializada.

Quer saber mais? Vamos mostrar neste artigo o que é estufagem de container e como aplicá-la na prática. Acompanhe: 

Entenda o que é estufagem de container 

A estufagem de container é uma técnica comum no comércio exterior que tem o objetivo de preencher recipientes de maneira completa. Tudo acontece conforme os limites da capacidade exigida e a dinâmica de equilíbrio entre diferentes tipos de mercadorias envolvidas nas operações.

O mais importante é compreender que cada categoria de carga precisa encontrar um padrão personalizado de estufagem baseado no peso individual e no grau de fragilidade durante o transporte. Por este motivo, existe uma série de critérios de análises prévias responsáveis pelo desenvolvimento do cronograma logístico.

A ideia gira em torno de evitar avarias ocasionais, atrasos nos prazos e problemas que comprometam a imagem da empresa no setor. Sem contar que entre os benefícios do processo são identificados ainda o aumento da segurança dos times responsáveis pelo manuseio dos produtos.

Use o espaço de maneira eficiente 

Por puro desconhecimento ou receio de prejudicar a integridade das cargas, muitos gestores de logística perdem espaços significativos de envio ao carregar os containers equivocadamente. E é justamente isso que a estufagem soluciona a partir de distribuições mais inteligentes. 

Vale destacar que como se trata de uma atividade extremamente complexa, somente equipes bem treinadas podem atuar no cronograma para tomar as melhores decisões ainda que algum contratempo apareça. Durante a primeira etapa do procedimento, por exemplo, o container não pode ter espaços vazios. 

Caso as embalagens tenham um número abaixo do necessário ao preenchimento total, as lacunas devem ser completadas com objetos específicos, como estruturas de madeira, cordas, cabos, bolsas de ar ou cavaletes. O mais importante é que não aconteça nenhum tipo de movimentação interna ao longo do percurso.

Procure pelo melhor tipo de maquinário 

E não é só de um time especializado e competente que depende o processo de compreender o que é estufagem de container. Procure também o melhor tipo de maquinário, especialmente, em casos de cargas pesadas e de grandes proporções que trazem desafios logísticos dobrados.

Qualquer tipo de erro na hora de embarcá-las ou transportá-las até o modal gera transtornos e danos em situações mais extremas. Isso deixa mais complicado garantir ao cliente que o produto chegará exatamente como ele espera. 

Imagine só a frustração se, ao abrir o container enviado, os responsáveis pelo seu recebimento se deparam com uma mercadoria inutilizada. Dificilmente seria feita uma nova negociação e os prejuízos causariam uma série de transtornos nas negociações, concorda?

Então, veja seguir os principais tipos de equipamentos que devem ser inseridos em operações de sucesso: 

  • guindastes;
  • empilhadeiras;
  • carreta porta-container;
  • caminhão guindauto (munck).

Esvaziamento rápido

Mais um ponto que tem relação direta com a escolha dos maquinários e a preservação das cargas é a necessidade de esvaziamento rápido nos portos. Afinal de contas, são locais que estão sempre com movimento intenso e abrigam mercadorias de grande porte. 

O que limita o tempo de permanência antes e depois das embarcações. Assim, ainda que a sua empresa já tenha realizado procedimentos semelhantes, é interessante seguir métodos e planejamentos feitos por especialistas no assunto.

Pesquise sobre a preservação das cargas

Os containers por si só já são soluções eficientes para que os mais diversos tipos de cargas cheguem ao destino em segurança. No entanto, quando a técnica de estufagem é adotada na operação, um mapeamento de riscos costuma vir em conjunto logo na fase inicial das estratégias. 

Ele faz toda a diferença por delimitar as chances de falhas, indicar quais capacitações o time de logística portuária precisa ter e ainda selecionar soluções de preservação ambiental. Dentro deste contexto, com pautas importantíssimas do mercado, surge um plano de gestão ligado minuciosamente às normas da legislação vigente.

Entram aqui citações específicas sobre os transportes com containers e o código ONU que fala sobre as negociações com materiais perigosos. Na questão da pauta ambiental, vale destacar que basicamente qualquer formato de carga tem o potencial de causar danos ao meio ambiente em seu transporte. 

Um dos principais exemplos está evidenciado pelos óleos e gases dos modais marítimos. É indispensável, então, que as condições operacionais sejam muito bem apuradas para que a adoção de medidas sustentáveis, como a escolha da embalagem adequada, possam minimizar os prejuízos em longo prazo.

Verifique a contratação de um agente marítimo

Além dos pontos de regularização das cargas e do cumprimento de burocracias e de prazos, existe também a preocupação com a liberação das embarcações e a segurança estrutural. Isso significa tirar do papel medidas de fiscalização destinadas aos maquinários e criar padrões de qualidade.

Para que os desafios enfrentados neste tipo de mercado não se acumulem, uma boa sugestão é apostar na contratação de um agente marítimo (Shipping Agent). Sua principal função consiste em atuar como um intermediário entre os navios e os portos, facilitar as embarcações e supervisionar a Zona de Processamento de Exportação (ZEP).

Procure por ajuda especializada

Mas somente contar com um bom agente marítimo não é suficiente para entender o que é estufagem de container e realizá-la com eficiência. Na verdade, são muitas minúcias envolvidas na logística que devem ser gerenciadas de perto com destaque no rigor da escolha dos containers usados e da estratégia adequada. 

Priorize trabalhar com ajuda especializada de uma empresa que seja referência no mercado de embalagens e tenha serviços multidisciplinares que se estendem por todo planejamento de exportação. Como resultado, fica mais simples identificar boas oportunidades nas negociações e deixar o caminho das pedras com quem realmente entende.

Ao compreender o que é estufagem de container, o processo de exportação funciona muito bem, porém, envolve diversas exigências estratégicas. O que reforça a necessidade de contar com um serviço especializado de alta competência que consiga direcionar os planejamentos conforme as carga e as burocracias implementadas tanto pelos órgãos fiscalizadores quanto pela administração dos portos de maneira geral.

Gostou das informações do artigo? Então aproveite e leia mais sobre as atividades realizadas pelo agente marítimo e como escolher um bom profissional.

Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *