Blog

Terceirização de embalagem: 7 motivos para adotar soluções completas

Dentro do contexto de importação e exportação do comércio exterior, a terceirização de embalagem é um serviço que se torna essencial por conta de toda a complexidade envolvida. Afinal de contas, os cuidados na confecção deste tipo de embalagem devem preservar o produto contra danos e respeitar as regras obrigatórias de envio.

O que faz grande diferença nos resultados positivos, aqui, é contar com o olhar estratégico de quem não só entende do assunto, mas também acompanha no dia a dia as principais falhas do setor, os prejuízos não calculados e desenvolve planejamentos voltados para testar o máximo de possibilidades até encontrar a ideal.

Gostou da ideia? Então veja no artigo a seguir 7 motivos para adotar soluções completas de terceirização de embalagens: 

1. Contar com uma equipe especializada

Para encontrar uma terceirização de embalagem que atenda todas as necessidades de sua operação, é necessário contar com equipe especializada no assunto. Isso porque existem demandas que são tão complexas que somente quem conhece os riscos frequentes consegue cumprir os elevados padrões de exigência estabelecidos.

Assim, os profissionais assumem, neste caso, a etapa de embalamento de maneira direta em seu site ou em qualquer parte do Brasil e da América Latina. Outro ponto é que, além da segurança reforçada da mercadoria, acontece o alinhamento minucioso da embalagem com as diversas NRs (Normas Regulamentadoras) e Programas de Saúde e Segurança do Trabalho.

2. Redução de custos em todas as etapas 

Quando a dinâmica de atuar com o comércio exterior é colocada na ponta do lápis, os custos estão entre os principais pontos desafiadores. Isso se aplica em todas as etapas porque se o gerenciamento logístico e burocrático não forem feitos adequadamente, podem surgir uma série de prejuízos adicionais.

Um dos principais, aqui, é a mercadoria ficar presa em alguma parte fiscalizadora da operação por inadequação aos padrões de controle e de segurança. Sem contar que, com  embalagens sem personalização e engenharia de planejamento, existem chances de ocorrerem danos graves que levam até mesmo a perda total da carga.

3. Economia de tempo com a terceirização de embalagem

Deixar a fabricação de embalagens exclusivamente com especialistas é vantajoso também porque traz muita economia de tempo. Como o time tem capacidade técnica diferenciada de embalamento, especialmente em cargas de grandes dimensões, você consegue uma alta redução na taxa de riscos e se concentra nas negociações com clientes e parceiros.

E vale destacar que, mais do que focar nas embalagens, que são fundamentais no sucesso da exportação, ainda é possível escolher uma empresa com várias frentes de serviços com atuação adicional como operador logístico. Ou seja, burocracias e outras necessidades estratégicas do comércio exterior entram no mesmo pacote a partir do orçamento disponível e de exigências pré-estabelecidas. 

4. Adoção de uma metodologia adequada

As embalagens de madeira, por exemplo, costumam ser as mais indicadas pela confiabilidade, sustentabilidade e segurança no transporte do produto. No entanto, é preciso ter atenção especial com os tratamentos fitossanitários exigidos pelos órgãos fiscalizadores que impedem a proliferação de pragas no transporte internacional.   

O que acontece, na prática, é que ao estabelecer a terceirização de embalagem e optar por construir algo personalizado e versátil em madeira, soluções contra a circulação de vetores já entram no pacote. Dentro deste contexto, a empresa deve ser especialista também nos tratamentos fitossanitários mais comuns. 

Entre os principais estão Tratamento Térmico (HT), Tratamento com Brometo de Metila (MB) e aquecimento dielétrico. Existem opções de embalagens que são excluídas do tratamento, porém, para identificá-las corretamente em relação à sua mercadoria, é indispensável a avaliação de um profissional. 

 5. Possibilidade de fazer protótipos

O processo de terceirização de embalagem permite incorporar na operação diversas soluções eficientes. Uma das mais interessantes envolve a criação de protótipos para verificar qual modelo de embalamento realmente oferece menos riscos no transporte e se adapta ao peso e sensibilidade de cada tipo de carga. 

Com a ajuda de um time de engenharia experiente no assunto que conhece o caminho das pedras, fica mais simples transformar ideias em realidade e combinar funcionalidade e viabilidade antes de produzir algo em larga escala. O principal objetivo gira em torno de validar conceitos e fazer o máximo de testes. 

Assim, se você estiver preocupado com o tamanho de uma máquina que será exportada, por exemplo, é possível usar ferramentas específicas e recursos multi-materiais para criar protótipos e amostras dentro de um processo acompanhado de perto conforme o modal de transporte escolhido. 

6. Estudo do histórico de falhas

E por falar em se preocupar com exportação de grandes itens que exigem toda uma logística bem desenhada, a terceirização de embalagens é um diferencial e tanto na hora de criar o histórico baseado em falhas de operações anteriores.

Logo no início do processo de prototipagem, já é possível registrar e ganhar tempo eliminando possibilidades que não deram certo com o seu tipo de produto. Sem contar que, com informações valiosas em mãos, a empresa desenvolve um novo padrão de qualidade baseado nas brechas deixadas pelos concorrentes no mercado.

Aqui, vale pensar  além do momento em que a carga está em transporte que, sem dúvida, é um dos mais críticos. No entanto, todas as etapas oferecem riscos e devem ser avaliadas cuidadosamente, como movimentações de manuseio, armazenamento e deslocamento até o centro de distribuição. 

7. Inclusão de métodos de proteção

Contar com métodos de proteção adicionais para o longo caminho que a mercadoria passa até chegar ao seu destino é mais um dos excelentes benefícios que transformam este serviço em um verdadeiro investimento. 

Trata-se, na prática, de recursos usados tanto na parte interna quanto externa da embalagem e suas funções englobam o anti-impacto, prevenção de avarias de vários tipos e recursos anti corrosão. Tudo isso com o diferencial de usar estrategicamente cada parte do espaço da embalagem. 

Ao serem acompanhados e estruturados por especialistas, os métodos de proteção atendem ainda aos períodos de armazenamento, disponibilizam sensores de inclinação e recebem diversos acessórios dentro do contexto de exportação ou importação. 

Ficou claro como a terceirização de embalagem representa uma garantia da qualidade do serviço e a possibilidade de transportar sua mercadoria em algo completamente personalizado. Para isso, é muito importante encontrar uma empresa experiente no desenvolvimento de projetos e que atenda às necessidades da cadeia de suprimentos de maneira otimizada em todos os sentidos. 

Gostou das informações do artigo? Então aproveite e leia também sobre como funciona a proteção de embalagem e a melhor maneira de usá-la na operação.

Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *