Blog

Remoção industrial: veja o que priorizar em cada uma das etapas!

Movimentar cargas de grandes dimensões é uma tarefa complexa que exige soluções eficientes para tornar o trabalho seguro. Dentro deste contexto, se destaca a remoção industrial que usa equipamentos adequados para criar uma estrutura de transporte personalizada e monitorada minuciosamente. 

Com isso, fica mais simples enviar grandes máquinas em negociações do comércio exterior, atuar em contratos da construção civil e até mesmo reorganizar o layout de fábricas. Mas, para que tudo funcione conforme o esperado, se torna indispensável colocar o planejamento em primeiro lugar e entender a particularidade de cada operação.

Quer saber mais? Vamos mostrar neste artigo como elaborar um passo a passo adequado na remoção industrial e o que priorizar. Acompanhe:

Entenda quando a remoção industrial é aplicada

A remoção industrial consiste em criar uma estrutura para a movimentação de peças ou máquinas de grandes dimensões e peso expressivo. De maneira geral, inclui içamentos com o formato minuciosamente personalizado em cada situação, o remanejamento, a movimentação e a paletização de cargas. 

Os equipamentos devem ser inspecionados e preparados previamente com o objetivo de garantir o seu funcionamento e o encaixe perfeito dos acessórios. É papel da gestão logística ainda incluir os aspectos da ação em documentos e relatórios de segurança para organizar licenças, datas de manutenção e outros dados relevantes.

Considere o planejamento antecipado

Por ser uma ação que envolve a exigência de preservar a mercadoria, o ambiente de remoção e a segurança dos presentes, é muito importante trabalhar antecipadamente no planejamento. Uma avaliação deve ser feita por profissionais experientes no assunto para que entendam o layout do espaço e identifiquem o que priorizar nas movimentações. 

A parte fundamental está em determinar corretamente o centro de gravidade, o peso das peças e os pontos onde os equipamentos serão instalados. Os acessórios de segurança também devem ser disponibilizados e os protocolos rigorosamente cumpridos até mesmo pelos que não terão contato direto com a área do procedimento.

Outro ponto muito importante envolve enxergar todas as etapas de forma conjunta em um esquema baseado pela gestão de riscos, já que as mercadorias de grandes dimensões devem chegar ao local de embarque de maneira que cumpra as legislações, evite causar acidentes e não interfira no trânsito das vias. 

Conheça os principais equipamentos utilizados

A operação de remoção industrial apresenta uma série de desafios conforme o tipo de máquina que será movimentada. E isso interfere diretamente na variação de escolha dos equipamentos utilizados em cada processo. Porém, existem alguns exemplos que marcam presença na maioria das etapas.

São eles os guindastes, as empilhadeiras, as linhas de eixos e os macacos hidráulicos. No momento de selecionar este tipo de serviço, lembre-se de inspecionar a declaração do responsável técnico para que ele esteja devidamente habilitado, comandar o teste de carga e checar o ano de fabricação das peças.

Transporte em vias públicas

Vale destacar que, para circular em vias públicas com cargas superdimensionadas, como as envolvidas na remoção industrial, o processo logístico precisa da Autorização Especial de Trânsito (AET). Trata-se de uma documentação solicitada em cargas indivisíveis que não podem ser desmontadas e estão acima dos limites de peso e dimensões estipuladas pelos órgãos de trânsito.

Ainda que os detalhes de organização da mercadoria no transporte estejam em dia, sem a comprovação da AET, a empresa pode sofrer multas ou ser impedida de seguir viagem. Por isso, é preciso fazer a solicitação com o preenchimento do formulário indicado no site do DNIT e levar o documento durante todo o percurso.

Em algumas situações de cargas superdimensionadas existe a obrigatoriedade de buscar serviços adicionais de escolta com batedores, o credenciamento de empresa junto à Polícia Rodoviária Federal, a vistoria de veículos de escolta e a emissão do respectivo Certificado (CVVE).

Segurança da carga

De nada adianta montar um super esquema de remoção industrial e causar danos à mercadoria de grandes proporções por descuido durante o deslocamento. Especialmente em casos de transportes por vias marítimas ou rodoviárias, as soluções de embalagens pesadas são indispensáveis e exigem cuidados específicos de uma equipe experiente.  

É um trabalho complementar à remoção industrial que considera a partir de uma estratégia detalhada todos os detalhes de segurança envolvidos. O que inclui diferentes tipos de proteção interna e externa, anticorrosão, contra impactos, intempéries, manuseios inadequados e acessórios de acordo com a complexidade de cada projeto. 

Escolha cuidadosamente a embalagem

E é exatamente dentro deste contexto de efeito dominó na remoção industrial que a escolha da embalagem adequada ganha tanta importância. Afinal de contas, transportar uma mercadoria complexa e superdimensionada precisa que absolutamente tudo seja feito de acordo com as suas necessidades e uma série de testes prévios de embalamento.

Uma boa sugestão, aqui, é contar com a ajuda de uma empresa especializada no desenvolvimento de técnicas de embalagens para situações desafiadoras. A partir disso, costuma ser feito o trabalho de prototipagem com a avaliação de uma equipe de engenharia e do cliente até que a versão final esteja completamente segura e seja aprovada. 

Tailor Made for Application (TMA)

Com o embalamento personalizado é mais simples criar algo nas dimensões precisas da carga de grandes proporções. No entanto, uma das principais vantagens deste tipo de serviço está na customização em Tailor Made for Application (TMA) que permite ter um projeto que leva em consideração os possíveis obstáculos enfrentados no percurso. 

Ou seja, com base em feedbacks de experiências anteriores, os riscos do modal de transporte escolhido, as rotas determinadas, o tipo de mercadoria, o tempo de viagem e uma série de outras questões, como sustentabilidade, os materiais mais adequados são testados até identificar o que realmente entrega o melhor custo-benefício. 

Agora ficou claro como funciona a remoção industrial e o que deve ser prioridade no momento de realizar este tipo de procedimento. Por se tratar de algo realmente complexo, cada uma das etapas deve ser acompanhada cuidadosamente e os serviços terceirizados, como o embalamento das máquinas, feito por equipes experientes no mercado. Assim, fica mais simples garantir a segurança e entregar excelentes resultados. 

Gostou das informações do artigo? Então aproveite e leia também sobre 4 opções de embalagens para atender demandas mais complexas.

Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *