Blog

Veja o que são pallets e os benefícios de usá-los na exportação!

Entender o que são pallets e as vantagens de usá-los na exportação apresenta um verdadeiro universo de possibilidades ao seu planejamento. De fato, os pallets se destacam pela versatilidade, excelente custo-benefício e a capacidade de se encaixarem ao modal de transporte de forma customizada. 

Um dos principais diferenciais está, justamente, nos impactos positivos que se estendem por várias etapas do processo logístico. Com isso, para acertar em cheio na escolha, é indispensável conhecer as principais opções do mercado e o que considerar conforme o tipo de carga. 

Quer saber mais? Vamos mostrar neste post mais detalhes sobre o que são pallets e suas amplas disponibilidades. Acompanhe:   

Entenda o que são pallets

Na prática, o pallet é uma estrutura plana de madeira, metal ou plástico usada para movimentar cargas e facilitar o manuseio. Muito procurado no mercado por conta de sua versatilidade, ele pode ser construído em qualquer tipo de formato e tamanho com foco em acomodações estratégicas nos modais de transporte. 

Isso permite uma boa redução de custos nas operações pela chance de planejar um carregamento minuciosamente perfeito. Afinal, ao optar pelo pallet, todos os compartilhamentos são estrategicamente preenchidos com a quantidade adequada de mercadorias sem que aconteça nenhum desperdício de espaço.

No caso específico dos pallets na exportação, a grande diferença em relação aos modelos comuns está nos tratamentos fitossanitários. Se trata de uma exigência em embalagens e suportes de madeira que visa evitar a proliferação de pragas quarentenárias no país de destino da mercadoria.

História no mercado

A invenção do pallet como uma solução de transporte é atribuída a Bill House e George Raymond que tiveram a patente registrada em novembro de 1939. De modo geral, o pallet surgiu como consequência da criação da empilhadeira com garfos para que fosse mais simples transportar mercadorias. 

No entanto, o formato só conseguiu ganhar popularidade durante o avanço da Segunda Guerra na Europa. Já em território brasileiro, a indústria automotiva foi uma das primeiras a se questionar sobre o que são pallets e como usá-los na cadeia logística. A partir disso, na década de 1980, estabeleceram normas de padronização de pallets de madeira.

Padrão da Organização Internacional de Normalização

Os pallets são indispensáveis em qualquer companhia que trabalhe com o segmento de transportes, lide com os desafios do comércio exterior e armazene mercadorias. Por este motivo, é importante conhecer o padrão de pallets determinado pela Organização Internacional de Normalização (ISO) e evitar problemas no envio de cargas. 

Veja a seguir alguns exemplo em dimensões (W x L) e a região onde são mais usados:

  • 1.016 × 1.219: América do Norte;
  • 1.000 × 1.200: Ásia e Europa;
  • 1.165 × 1.165: Austrália;
  • 1.067 × 1.067: América do Norte, Europa e Ásia;
  • 1.100 × 1.100: Ásia;
  • 800 × 1.200: Europa. 

Tamanhos usados por empresas brasileiras 

  • 1.140 x 1.140mm;
  • 1.000 x 1.200mm;
  • 800 x 1.000mm;
  • 1.050 x 1.250mm. 

Vale destacar que no Brasil é usado o padrão Europa, no qual se identifica (gravação) EURO, que costuma ser simples de manusear, resistente e seguro para o transporte de mercadorias. 

ABRAS e Palete PBR 

Ao entrar neste assunto de normatização, é muito importante citarmos a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) e a iniciativa liderada por ela que lançou o Palete PBR (Palete Padrão Brasileiro) em 1990. O principal objetivo era solucionar a baixa mecanização da logística, considerado um problema comum no setor.

E não é para menos. Até aquele momento, praticamente todos os processos de transporte de produtos entre fornecedores e supermercados eram feitos de maneira manual. Como resultado, existiam altas queixas de baixa produtividade, acidentes de trabalho e perdas de mercadorias. 

De fato, os pallets já estavam circulando em território nacional, mas eram usados com frequência no suporte da estocagem. Durante a busca pelo formato ideal de Palete PBR, a ABRAS investiu em vários estudos, testes e pesquisas por aproximadamente dois anos. 

Sem contar que depois do modelo definitivo ser aprovado, ele ainda passou por testes do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), provas em caminhões, armazéns e campos para garantir que funcionasse perfeitamente no dia a dia de vários setores. 

A padronização do PBR impactou positivamente ainda na verticalização dos estoques em função dos porta-paletes. Esta estrutura (em prateleiras) permite uma armazenagem mais organizada, o aumento da segurança dos trabalhadores e maior amplitude no ambiente de estocagem.   

Conheça os principais tipos na exportação

O tamanho sucesso dos pallets se deve ao alto nível de qualidade e a capacidade de personalização. Assim, diante dos vários formatos usados por exportadores, é fundamental considerar algumas questões na hora de incluí-lo em sua operação. Entre as principais estão as características da mercadoria, os riscos de avarias no trajeto, o melhor custo-benefício e os impactos em todas as outras etapas logísticas. 

Confira abaixo os principais tipos de pallets da exportação: 

Comuns 

Com ampla capacidade de personalização, os pallets comuns são projetados conforme as especificações estipuladas pelos clientes. São bastante resistentes e apresentam alta capacidade de armazenamento de mercadorias. De modo geral, têm um excelente custo-benefício pois podem ser usados mais de uma vez e duram por até uma década quando bem preservados. 

Descartáveis

Já os pallets descartáveis, também chamados de oneway, trazem custos menores por permitirem apenas uma utilização e baixo peso. São produzidos com pinus em design otimizado conforme o tipo de mercadoria transportada. 

GMA

GMA é a abreviação de Grocery Manufactures Association. Este formato de pallet é o mais usado em transportes na América do Norte e foi desenvolvido pela associação de mesmo nome com a intenção de facilitar o manuseio de cargas alimentícias. É tão importante no mercado que atualmente faz parte dos seis padrões do mundo estabelecidos pela ISO. 

Duas Entradas 

Os pallets Duas Entradas são opções muito procuradas por quem necessita de maior resistência no transporte. Além disso, existe a recomendação de uso em prateleiras (porta-pallets) porque as mercadorias, aqui, exigem o máximo de reforço de segurança.

Quatro entradas 

Possuem Quatro Entradas, como o nome já sugere, para carros paleteros e empilhadeiras. Costumam ser confeccionados de maneira geral com tábuas superiores que podem ter vazamentos ou a face superior fechada (assoalhos). 

Europeu 

Se destacam como os modelos de pallets mais usados na Europa e em países próximos do continente. Normalmente, são estrados de madeira que se atentam em seguir os padrões de alta qualidade e padronização estabelecidos no mercado internacional. 

PBR

Feito com intenção de revolucionar o mercado nacional pela ABRAS, este tipo de pallet conta com medidas padronizadas. São dimensões de 1.000 X 1.200 X 140 mm. Além disso, a capacidade de peso é de até 2 mil quilos estático e 1.600 quilos de pelo dinâmico.

Veja os diferenciais dos pallets de madeira 

Dentro deste contexto, os pallets especiais de madeira representam a melhor solução para quem precisa de eficiência, economia e otimização na exportação. Por se tratar de um material de extrema qualidade e sustentabilidade, é possível desenvolver uma base customizada conforme as necessidades da carga transportada. 

Inclusive, eles comportam produtos grandes e pesados e resistem perfeitamente diante de um amplo aspecto de choques mecânicos. Mas vale ressaltar que, para entregarem todos estes benefícios, os pallets especiais de madeira devem ser confeccionados em um projeto personalizado por uma empresa experiente no assunto e referência no mercado. 

Assim, priorize uma opção que tenha engenheiros focados em trabalhar em colaboração com a sua equipe e busque por embalagens seguras e que evitem o desperdício. Tudo isso, com o diferencial do uso de multi materiais estratégicos, como a madeira certificada, e a realização do Tratamento Fitossanitário em câmara HT própria.

Agora ficou claro o que são pallets e os benefícios de usá-los na exportação. Ao escolher este tipo de formato, se torna mais simples desenvolver soluções de embalagens direcionadas aos produtos específicos e de alta complexidade. Mas lembre-se que, para isso, você deve contar com ajuda especializada e cumprir todas as regras de embalagens de exportação envolvidas no andamento das operações. 

Gostou das informações do artigo? Então aproveite e conheça agora mesmo 7 regras de embalagens para exportação e acerte na escolha.

Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *