Trabalhar com base em dados confiáveis e valiosos é o principal diferencial do conceito Data Driven aplicado na logística. Na prática, se trata de uma abordagem estratégica em que ferramentas específicas fazem levantamentos capazes de otimizar os resultados em vários níveis.
E quando se trata dos desafios envolvidos no contexto do comércio exterior, acontece a identificação de padrões capazes de eliminar falhas, reduzir custos e criar um relacionamento de confiança com os clientes. Tudo de maneira personalizada e com a possibilidade de um plano de ação que se ajusta frequentemente.
Quer saber mais? Vamos mostrar nos tópicos abaixo como aplicar o Data Driven na logística e usar os seus benefícios no comércio exterior. Acompanhe:
Veja o que é o conceito Data Driven
O conceito Data Driven representa uma modalidade de logística que é completamente orientada por dados. A partir deste tipo de análise, fica mais simples tomar melhores decisões, reduzir custos e atuar conforme as necessidades dos clientes em importantes áreas do comércio exterior.
Cada um dos processos ligados às etapas logísticas recebe o monitoramento de softwares de gerenciamento e isso traz estratégias personalizadas nos setores de distribuição, coleta, armazenamento, transporte, embalamento, entre outros. O objetivo é que seja possível organizar toda a dinâmica em um único lugar com uma comunicação super eficiente.
Entenda o impacto na produtividade
Um dos pontos de destaque ao apostar na logística Data Driven está no aumento da produtividade no trabalho. Isso porque as informações valiosas levantadas podem levar o negócio a ter muitas respostas sobre o seu funcionamento em todos os níveis. Principalmente em relação aos pontos fracos, fortes e o que deve ser melhorado.
O melhor caminho, aqui, está em usar a tecnologia na coleta e análise de dados e para gerar relatórios em tempo real. Com base em estudos focados nos interesses de crescimentos no mercado do comércio exterior, se torna mais simples desenvolver planejamentos impactantes.
Sem contar que este tipo de medida permite conhecer melhor o desempenho de vários setores de produção. O que leva a eliminar gargalos, criar soluções inteligentes, identificar o que diferenciam os produtos da concorrência e reconhecer quais talentos se destacam para ocupar posições superiores.
Identifique oportunidades no comércio exterior
Com a alta concorrência no mercado atual, é essencial se diferenciar para construir relacionamentos de confiança e fidelizar clientes no comércio exterior. Por ser um processo complexo, qualquer falha operacional pode ter consequências significativas.
Ao trabalhar com a logística Data Driven, a gestão logística se antecipa as possíveis falhas que poderiam ocorrer por desorganização interna e desenvolve a dinâmica em torno dos pontos positivos da equipe. O que permite identificar também uma série de oportunidades de negociações em importações e exportações e ter uma boa busca por cotações.
Redução de custos
Um dos principais desafios logísticos nas operações internacionais é reduzir custos sem comprometer a qualidade. Como as análises também consideram operações anteriores, a logística Data Driven elimina falhas que causaram desperdícios e otimiza rotas com o máximo de eficiência.
Por exemplo, se em uma negociação anterior aconteceram atrasos significativos por conta da falta de documentação adequada nos pontos de fiscalização, é fundamental concentrar os esforços para ficar em dia com as exigências legais.
Outras dificuldades frequentes, como danos causados por embalagens inadequadas, também devem ser incluídas no plano de soluções prévias que traz muito mais autonomia. A ideia, em uma situação como essa, é que a cultura da logística Data Driven revolucione a percepção do time e traga mais transparência aos setores.
Faça a implementação de maneira correta
Com o levantamento de dados confiáveis e uma logística mais otimizada, o gestor consegue ter um olhar estratégico sobre processos repetitivos e que podem ser substituídos por tecnologias. Assim, além de direcionar os colaboradores de forma eficiente, ainda é possível gerar respostas rápidas diante de problemas.
Para garantir que o Data Driven traga os resultados esperados, é essencial implementá-lo corretamente na rotina de trabalho. Defina uma estratégia alinhada aos objetivos da empresa no comércio exterior, mostre claramente os indicadores de desempenho a serem monitorados e invista em ferramentas e plataformas eficientes
Complexidade regulatória
E é justamente na complexidade regulatória que a implementação da logística Data Driven ganha ainda mais importância. Afinal, são gerados muitos dados pelas transações internacionais de importação e exportação que devem ser considerados com os riscos do mercado e outros fatores que dificultam decisões rápidas.
A análise em tempo real feita pelas ferramentas integradas surge como indispensável aliada na melhora da agilidade das transações e performance geral de todos os setores. É uma dinâmica que traz ainda mais transparência no preenchimento de documentações para que fiquem sempre em conformidade com as leis fiscais.
Facilidade de comunicação
Os dados emitidos em tempo real também podem ser usados de maneira bastante vantajosa para facilitar a comunicação da equipe logística no comércio exterior. É possível contar com este recurso para impedir que pequenos imprevistos atrapalhem o tempo de entrega e receber respostas rápidas de superiores caso precise de alguma nova autorização.
Benefícios voltados ao rastreamento das cargas também se destacam com este conceito logístico bem aplicado. Com uma previsão de melhores rotas e quais são os riscos envolvidos no trajeto, a escolha do modal de transporte adequado conforme o nível de sensibilidade da mercadoria se torna uma tarefa mais simples.
Conte com ajuda especializada
Agora, para realmente mapear todos os processos logísticos em torno dos desafios do comércio exterior, é interessante contar com a ajuda de uma empresa especializada para ganhar eficiência e desenvolver padrões elevados. O suporte prestado por um time que conhece o caminho das pedras permite agilizar as etapas e eliminar falhas.
Tudo isso com métodos capazes de atender a sua cadeia de suprimentos e agregar valor à dinâmica de implementação da logística Data Driven. Como resultado, o trabalho em conjunto com o levantamento de dados confiáveis traz uma boa gestão de riscos centrada em altas exigências de qualidade.
O conceito de logística Data Driven é um importante aliado na hora de aumentar a produtividade e eliminar gargalos no comércio exterior. Para potencializar suas vantagens e implementá-lo de forma eficiente faz muita diferença contar com ajuda de uma empresa especializada em logística internacional. Assim, além de garantir a segurança da operação, ainda é possível permanecer em conformidade com as exigências legais e impressionar os clientes mais exigentes.
Gostou das informações do artigo? Então aproveite e leia também sobre as principais diferenças entre exportação e importação para tomar melhores decisões logísticas.